Topo

Irã envia protesto ao COI contra logomarca dos Jogos de Londres-2012

Logomarca dos Jogos de Londres 2012 cria controvérsia  por ser parecida com a palavra "Zion" - Reprodução
Logomarca dos Jogos de Londres 2012 cria controvérsia por ser parecida com a palavra "Zion" Imagem: Reprodução

Das agências internacionais

Em Teerã (Irã)

28/02/2011 12h07

O Irã enviou uma carta de protesto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) por causa da logomarca oficial dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, alegando que é possível ler a palavra “Zion” no desenho.

“Zion” significa Sião, termo simbólico do judaísmo. Segundo os iranianos, a forma como o número 2012 foi desenhado na logomarca pode induzir a essa leitura. Por isso, os islâmicos chegaram a falar até em racismo.

“A utilização da palavra ‘Zion’ para elaborar a logomarca dos Jogos Olímpicos de 2012 é um ato totalmente indignante”, escreveu o presidente do comitê olímpico iraniano, Mohammed Aliabadi, em carta o comandante do COI, Jacques Rogge.

“Infelizmente, todos nós vemos que os próximos Jogos Olímpicos enfrentam um grande desafio causado por algum espírito racista”, continuou Aliabadi, que ameaçou a participação dos países árabes na competição.

“Se o COI não tomar medidas para resolver essa questão, isto poderia afetar a participação de vários países, incluindo o Irã, que insiste em certos princípios e valores”, completou o iraniano. Desde que foi apresentada em 2007, a logomarca de Londres vem sendo alvo de críticas devido à estética e principalmente ao custo de 650 mil dólares pela criação.