Topo

COI rejeita protesto do Irã em relação à logomarca de Londres-2012

Logomarca dos Jogos de Londres-2012 causou polêmica com o Irã, que chegou a falar em racismo - Reprodução
Logomarca dos Jogos de Londres-2012 causou polêmica com o Irã, que chegou a falar em racismo Imagem: Reprodução

Das agências internacionais

Em Berlim (ALE)

01/03/2011 07h53

Um dia após o Irã enviar um protesto em relação à logomarca das Olimpíadas de Londres, em 2012, o Comitê Olímpico Internacional rejeitou a reclamação do país, que alega que o símbolo contém ofensas racistas em sua imagem.

“A logomarca de Londres-2012 representa a figura do ano de 2012, e nada mais”, afirmou o COI em um comunicado divulgado nesta terça-feira.

De acordo com o Irã, é possível ler a palavra “Zion” no desenho. “Zion” significa Sião, termo simbólico do judaísmo. Segundo os iranianos, a forma como o número 2012 foi desenhado na logomarca pode induzir a essa leitura. Por isso, os islâmicos – que não reconhecem Israel - chegaram a falar até em racismo.

A reclamação foi enviada ao presidente do Comitê Olímpico Internacional, o belga Jacques Rogge, em carta aberta.

Na segunda-feira, o Irã fez ameaças para o caso de o símbolo continuar a ser usado. “Se o COI não tomar medidas para resolver essa questão, isto poderia afetar a participação de vários países, incluindo o Irã, que insiste em certos princípios e valores”, escreveu o presidente do comitê olímpico iraniano, Mohammed Aliabadi, na carta aberta a Rogge.

“Infelizmente, todos nós vemos que os próximos Jogos Olímpicos enfrentam um grande desafio causado por algum espírito racista”, alegou Aliabadi, dizendo que o Irã pode boicotar os Jogos por conta da polêmica.