Topo

Primeiro-ministro britânico diz que Irã "não fará falta" se boicotar Jogos-2012

Irã enviou carta ao COI para se queixar da logomarca dos Jogos-2012 e falou até em racismo - Reprodução
Irã enviou carta ao COI para se queixar da logomarca dos Jogos-2012 e falou até em racismo Imagem: Reprodução

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

11/03/2011 08h11

A ameaça feita pelo Irã de não disputar os Jogos Olímpicos de 2012 parece não incomodar a Inglaterra. David Cameron, primeiro-ministro britânico, afirmou que os iranianos “não farão falta” em Londres.

Na semana passada, o Irã ameaçou não disputar os Jogos Olímpicos devido a uma polêmica com a logomarca da competição. Os iranianos alegam que o desenho lembraria a palavra Zion, uma referência bíblica a Israel.

“É completamente paranoico. Se os iranianos não quiseram vir, não venham. Não sentiremos falta. Seria uma razão maluca para não vir”, comentou Cameron.

Dirigentes do Comitê Olímpico do Irã enviaram uma carta ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para questionar a escolha da logomarca. Jacques Rogge, presidente do COI, porém, afirmou que o desenho “não tem nada a ver com racismo ou qualquer conotação política”.

Cameron já havia afirmado que atletas que não quisessem competir contra israelenses nos Jogos-2012 não seriam bem-vindos. “Eles não podem vir se pretendem se comportar assim. Não se deve ter esta abordagem no esporte. Se você vem aos Jogos, deve competir contra todos”, comentou.