Topo

Disputa por fundos rende suspensão a organizadores de Londres-2012

Das agências internacionais

Em Londres (ING)

24/03/2011 16h24

Dois dos principais organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 tiveram suas suspensões confirmadas nesta quinta-feira pelo comitê do evento. O presidente da Associação Britânica Olímpica, Colin Moynihan, e o chefe executivo, Andy Hunt, foram temporariamente afastados do comitê organizador devido a uma disputa nos bastidores em torno do financiamento dos Jogos.

“Colin Moynihan e Andy Hunt continuam como diretores do Comitê Organizador. Mas o conselho decidiu excluí-los das reuniões enquanto eles não encerrarem individualmente e ativamente a disputa contra o Comitê”, comunicou um portavoz da entidade nesta quinta.

A decisão foi motivada pela postura da Associação Britânica em relação à maneira como a sobra da verba dos Jogos serão alocadas. Os dois dirigentes chegaram a apresentar um recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) pedindo por uma fatia maior do dinheiro excedente das Olimpíadas.

A pouco menos de 500 dias para o início dos Jogos, o Comitê Britânico enfrenta sério problemas financeiros. O aumento da fatia da verba excedente do torneio seria destinado aos atletas nacionais que competirão nas Olimpíadas.

A entidade britânica tem direito a 20 por cento de qualquer lucro dos Jogos. A Associação usa o argumento de que deverá sofrer prejuízos com a realização dos Jogos Paraolímpicos.