Topo

Guadalajara fiscalizará qualidade da carne para evitar contaminação de atletas no Pan

Das agências internacionais

Em Guadalajara (México)

10/06/2011 15h40

O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de 2011, que serão realizados na cidade mexicana de Guadalajara no mês de outubro, declarou nesta sexta-feira que fará fiscalizações na qualidade das carnes que serão servidas aos atletas, a fim de evitar contaminações.

Cinco jogadores da seleção mexicana de futebol foram suspensos nesta semana por presença da substância clembuterol em seus exames, e a Federação Mexicana de Futebol especula que isto possa ser explicado exatamente por carne contaminada.

A FMF fez uma investigação no centro de alto rendimento, na Cidade do México, local onde a equipe treina antes de viajar para os Estados Unidos, para a disputa da Copa de Ouro, e concluiu que a alimentação é a principal suspeita neste caso de dopagem. O Clembuterol é utilizado para maximizar os efeitos de uma dieta, gerando perda de percentual de gordura.

“Estamos seguros que todo alimento que chegar à Vila Pan-Americana será supervisionado pela Secretaria de Saúde”, afirmou Carlos Andrade, do Comitê Organizador do Pan. Cerca de 5900 atletas, de 42 países, estarão em Guadalajara para a disputa da competição.

Segundo Andrade, a empresa que venceu a licitação para fornecer alimentação aos atletas hospedados na Vila Pan-Americana terá que comprar carne em lugares controlados, e ter em mãos “todos os estudos” da procedência delas. “Estamos tranquilos de que não haverá problema, pois nem toda a carne do México está contaminada”, declarou, ressaltando que é “preciso ter os controles suficientes para que tenhamos essa segurança e que não se exista o pretexto de se jogar a culpa na alimentação”.

Na mesma entrevista, Carlos Andrade aproveitou para anunciar que, nos dias em que acontecerão as competições, as aulas serão suspensas s em 1.561 escolas privadas e 39 públicas, a fim de melhorar o trânsito.  

Foram pegos no antidoping o goleiro Guillermo Ochoa (América/México), os defensores Francisco Javier Rodriguez (PSV Eindhoven/Holanda) e Edgar Duenas (Toluca/México) e os meias António Naelson (Toluca) e Christian Bermudez (Atlanta/México).