Topo

Sucesso do hóquei vira mistério em venda de ingressos no Brasil para Londres-2012

Brasileiras cumprimentam as famosas e belas argentinas no Pan de 2007 - Rubens Cavallari/Folhapress
Brasileiras cumprimentam as famosas e belas argentinas no Pan de 2007 Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Alexandre Sinato

Em São Paulo

21/06/2011 15h04

Como um esporte cuja força e popularidade no Brasil são extremamente pequenas pode já ter comercializado mais de 200 ingressos para as Olimpíadas de 2012? A pergunta é feita pelos vendedores autorizados de bilhetes do Brasil e ninguém encontra a resposta. Entre as 38 modalidades que serão disputadas em Londres, o hóquei na grama foi a 12ª que mais vendeu em território brasileiro até o momento.

OS MAIS VENDIDOS

Modalidade
Ingressos vendidos
1º - Vôlei
1.563
2º - Vôlei de praia
1.042
3º - Futebol
914
4º - Atletismo
904
5º - Judô
477
6º - Basquete
476
7º - Ginástica artística
471
8º - Natação
403
9º - Boxe
374
10º - Tênis
284
11º - Saltos ornamentais
231
12º - Hóquei na grama
204

As seleções masculina e feminina têm poquíssimas chances de estar nas Olimpíadas de Londres e sequer conseguiram vaga no Pan de Guadalajara, neste ano. Os campeonatos nacionais praticamente não têm visibilidade. O público é pequeno. Mesmo assim, 204 ingressos foram vendidos desde o dia 17 de março deste ano, quando as entradas ficaram à disposição da torcida brasileira.

O número do hóquei na grama supera modalidades que podem até render medalhas ao Brasil como hipismo, vela, maratona aquática e taekwondo. O handebol, mais popular que o hóquei na grama no país, também teve procura inferior.

“Não sabemos como isso se explica. Pode ser uma confusão com o hóquei no gelo, já que hóquei na grama em inglês é indicado apenas como hóquei. Também pode existir alguma colônia importante no Brasil de um país com tradição no esporte. Se pode ser por causa das Leonas [seleção argentina famosa por sua qualidade e beleza das atletas]? Pode, também”, resumiu Antônio Carlos Valente, sócio-diretor da Tamoyo, agência de viagem brasileira oficial dos Jogos de 2012.

Até o momento, quase dez mil ingressos para Londres foram vendidos no Brasil. A expectativa da agência e de suas quatro operadoras (Agaxtur, Tam Viagens, Ambiental e Top Service) é que sejam comercializadas 40 mil entradas e 2 mil pacotes (incluem ingressos, hotéis, passagem aérea, traslado).

Os preços variam de 20 a 450 libras (respectivamente, R$ 52 a R$ 1,1 mil). E esse é um fator que conta a favor do hóquei na grama, listado entre as modalidades mais baratas ao lado de badminton, tiro com arco e levantamento de peso. As entradas mais caras são para as finais de esportes como atletismo, natação, vôlei, basquete e saltos ornamentais.

A Tamoyo e suas operadoras almejam um número recorde de vendas. Se alcançarem os 40 mil ingressos e os dois mil pacotes, registrarão o maior número desde 2008: 18 mil ingressos e mil pacotes foram comercializados para os Jogos de Pequim.