Topo

Campeões mundiais criticam aposentadoria para heróis das Copas e pedem benefício

Famosos campeões mundiais do esporte nacional opinam sobre a polêmica questão - CBV/Reuters/CBB/Folha Imagem/UOL
Famosos campeões mundiais do esporte nacional opinam sobre a polêmica questão Imagem: CBV/Reuters/CBB/Folha Imagem/UOL

Bruno Freitas

Em São Paulo

05/07/2011 12h00

A controversa proposta de aposentadoria para campeões mundiais pela seleção brasileira de futebol tramita por comissões do Legislativo em Brasília e deve ser colocada em votação em breve. Enquanto frequenta patamares de discussão, o tema gera uma série de interpretações conceituais e inspira debates acirrados.

  • Arquivo/Folha Imagem

    C. Alberto chama Tostão de demagogo em polêmica sobre aposentadoria para campeões

Na última semana, a reportagem do UOL Esporte ouviu opiniões antagonistas de gente envolvida diretamente nesta discussão, como Carlos Alberto Torres, líder do grupo de campeões da seleção que pleiteiam a aposentadoria, e Tostão, seu companheiro do Mundial de 1970, que levanta bandeira oposta à do "Capitão do Tri", contra o pagamento vitalício.

Agora, levamos o debate a nomes de destaque de outras modalidades do esporte nacional, atletas que conseguiram chegar a este mesmo status de campeões mundiais.

Abaixo, leia mais sobre o caso e confira as opiniões sobre o tema, que se dividem entre críticas e esperança de alastramento do benefício:

ENTENDA O CASO

A promessa feita pelo ex-presidente Lula em 2006 virou proposta que tramita em Brasília em debates de comissões especiais. Se passar por este crivo, será levada à votação diretamente ao Senado. De acordo com projeto do Executivo, os brasileiros campeões de Copas receberiam de uma só vez uma quantia de R$ 100 mil. Fora isso, existe a previsão de um auxílio especial mensal para jogadores sem recursos, ou com recursos limitados, de até R$ 3,4 mil.

Em caso de morte do jogador, os sucessores previstos na lei poderiam se habilitar para receber os valores proporcionais. Inicialmente seriam beneficiados os jogadores, titulares ou reservas, das seleções brasileiras dos Mundiais de 1958, 62 e 70.

GIOVANE (vôlei), campeão mundial em 2002

Aposentadoria e prestação de serviços: Eu não acho ideal, mas deveria ser feito alguma coisa parecida, com uma continuidade da prestação de serviços. Fazer algo como definir que tantos dias por ano essa pessoa estaria obrigada a servir à comunidade.

Na Itália, o atleta que ganha uma medalha olímpica entra para a guarda florestal, para os bombeiros, a guarda costeira, ele pode escolher. Esse atleta tem um salário para o resto da resto da vida, mas trabalha tantos dias por ano a serviço da comunidade. Não pode ser só uma aposentadoria, o certo é continuar sendo útil para o país, aí merece ganhar alguma coisa. Pelo que fez e vai fazer.

PREFERÊNCIA AO FUTEBOL CRITICADA

EDER JOFRE (boxe)
Campeão mundial dos galos e penas

Por que só um esporte, o futebol? Eu entendo que esporte é futebol, basquete, vôlei, boxe. Eu sou contra a essa ideia. Nós não devemos pedir aposentadoria, mas tínhamos que ser reconhecidos. Também somos esportistas. Eu dei dois títulos mundiais para o Brasil e não vou ser reconhecido?
TORBEN GRAEL (vela)
Quatro vezes campeão mundial

Já ouvi alguma coisa a respeito deste assunto, acho interessante que exista isso, mas acho estranha a maneira que se apresenta, de dar exclusividade ao futebol. Acho que devemos esperar por algo semelhante, já que a gente defendeu o país da mesma forma.

JANETH (basquete), campeã mundial em 1994

Esportes amadores merecem:
É interessante para esses atletas que tiveram uma consagração, venceram mundiais. É uma homenagem à dedicação daqueles que estiveram em seleções e de alguma forma elevaram o nome do país no exterior.

Se vier (aposentadoria para outros esportes) é benvindo. Só nós atletas sabemos o tamanho do sacrifício que enfrentamos para representar o nosso país, principalmente nós de esportes amadores, que temos uma condição diferente da do futebol. Mas se a gente pensar num todo, acho que é interessante que outras modalidades também recebam o benefício.

MAURICIO (vôlei), campeão mundial em 2002

Outros esportes esperam igualdade: Eu acho direito, pelo que eles se dedicaram ao país a vida toda. Representaram muito bem o nosso esporte. Mas espero que isso também chegue ao voleibol. Eles conseguiram resultados, proporcionaram alegria ao nosso torcedor. Mas espero que outros esportes também sejam beneficiados, atletas que se sacrificaram tanto quanto.