Topo

Quarto dia dos Jogos Militares tem xixi ao ar livre e 10 a 0 no futebol feminino

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/07/2011 21h02

O quarto dia de competições dos Jogos Mundiais Militares foi marcado pelo distanciamento da China na liderança do quadro de medalhas em relação ao Brasil, segundo colocado, e também por uma coincidência durante as provas do lançamento de granada, na competição do pentatlo militar: um atleta belga e uma técnica não se deram muito bem com os banheiros químicos e preferiram fazer suas necessidades ao ar livre.

Na disputa pela liderança geral, a China agora tem oito medalhas de vantagem em relação ao Brasil, que conquistou mais catorze medalhas nesta quarta-feira. Agora os anfitriões têm 43 medalhas, contra as 51 dos asiáticos. Confira o que de melhor aconteceu nos Jogos nesta quarta, que teve também show da veterana (e marinheira) Kátia Cilene nos 10 a 0 do futebol feminino e mais ouro pro Brasil na natação.

BANHEIRO NÃO FEZ SUCESSO NA PROVA DE LANÇAMENTO DE GRANADA

Haver uma competição de lançamento de granadas não foi o único fato estranho desta quarta-feira no que diz respeito a esta modalidade. Durante as competições do lançamento (que faz parte do Pentatlo Militar) um atleta belga e uma técnica mostraram não terem muito apreço pelos banheiros químicos instalados pela organização da competição. O belga optou pelo matinho, enquanto a técnica utilizou os banheiros apenas como proteção para um xixi mais tranquilo. E a disciplina militar?

RAPHAEL FERNANDES VENCE 400M COM BARREIRAS E BATE CONTINÊNCIA

Com o tempo de 50,50s, o brasileiro Raphael Fernandes venceu a final dos 400m com barreira e ficou com a única medalha de ouro do Brasil no atletismo nesta quarta-feira. Na premiação, o atleta prestou continência e manteve a postura militar durante a execução do hino nacional. Victor Solarte, da Venezuela, ficou em segundo e o italiano Leonardo Capotosti foi o terceiro.

MANGABEIRA GANHA SEU 5º OURO NOS JOGOS E CHINA LEVA OUTROS 4

Com a vitória nos 100m borboleta nesta quarta, Gabriel Mangabeira chegou à sua sexta medalha nos Jogos Mundiais Militares. Ele foi prata nos 4x100m livre, e ouro nos 4x100m medley, 100m borboleta, 100m costas, 50m borboleta e 50m costas. Na prova desta quarta, Mangabeira fez o tempo de 52,94, deixando o também brasileiro Henrique Martins com a prata. A China novamente dominou a modalidade, com ouros nos 4x100m livre, nos 200m costas, nos 100m borboleta e nos 400m livres.

SARAH MENEZES É PRATA APÓS PERDER PARA SURPRESA NORTE-COREANA

A norte-coreana Sol Mi Kim, de 20 anos, surpreendeu duplamente durante as competições de judô. Após passar pela campeã olímpica Alina Dumitru, da Romênia, nas semifinais, a coreana venceu também a brasileira Sarah Menezes (na foto à direita, durante o Grand Slam) na final, com um ippon a 52 segundos do final da luta. Sarah, que é piauiense e já havia sido ouro nos Jogos Militares na competição por equipes, teve que se contentar com a prata, e ao final declarou que não conhecia sua oponente. Andressa Fernandes também foi prata no judô, e Leandro Cunha foi bronze.

COM SHOW DE KÁTIA CILENE, FUTEBOL FEMININO GANHA DE 10 A 0

O Brasil terminou a primeira fase do futebol feminino com 14 gols marcados e apenas um sofrido. Nesta quarta-feira, a equipe do técnico Daniel Gonçalves atropelou o Canadá por 10 a 0 e garantiu a primeira colocação no Grupo A. O destaque da partida foi a veterana Kátia Cilene (em foto nos tempos de seleção), atualmente jogando no futebol francês. Ela marcou 4 gols na partida. O Brasil agora enfrenta a Holanda nas semifinais, e o vencedor pegará quem ganhar entre Alemanha e França.

DIOGO SILVA CAMPEÃO NO TAEKWONDO

Diogo Silva, que teve que cortar os dreadlocks para se adequar às regras militares e poder participar dos Jogos, venceu o iraniano Abbas Shekhi na final do taekwondo, já na noite desta quarta, e ficou com a medalha de ouro na modalidade, na categoria até 68kg. Silva participa em outubro dos Jogos Pan Americanos, e já tem vaga garantida também para Londres 2012. No feminino, Aparecida Soares perdeu a final para a chinesa Hua Zhang e ficou com a prata.

BOXEADORES "TOP" VOLTAM A VENCER

Os Jogos Mundiais Militares contam com alguns dos principais boxeadores amadores do Brasil. Nesta quarta-feira, Julião Neto, Myke Carvalho e Robenílson de Jesus - atletas que irão ao Pan de Guadalajara - venceram seus confrontos. Além deles, entraram no ringue Pedro Lima, que venceu Ji Deok, e Elber Passos, responsável pela única derrota do Brasil na modalidade. Entre os vencedores, Julião teve o trabalho mais fácil, já que seu adversário não compareceu a luta, consolidando o WO. Robenílson venceu Ihor Mahurin, da Ucrânia, por 9 a 4, e Myke fez 17 a 8 em Carsten Sorensen, da Dinamarca. As finais acontecem no dia 23.