Topo

Cerimônia de abertura de Londres 2012 será mais leve para atletas

Sebastian Coe posa com o protótipo da tocha olímpica de Londres 2012 - Stefan Wermuth/Reuters
Sebastian Coe posa com o protótipo da tocha olímpica de Londres 2012 Imagem: Stefan Wermuth/Reuters

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

26/07/2011 17h36

De acordo com o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Sebastian Coe, cabe aos atletas decidirem se estarão na cerimônia de abertura do evento, e tal participação traz muito mais benefícios do que desvantagens. No entanto, ele declarou nesta terça-feira que há uma preocupação da organização no sentido de faze com que a cerimônia seja o menos cansativo possível para os atletas.

O treinador inglês Charles Van Commenee já declarou que seus comandados do atletismo não participarão da abertura, para evitar risco de um desgaste que prejudicaria seu desempenho nas competições. “Eles não podem sair para fazer compras por oito horas às vésperas de competições, por que permitiríamos que ficassem este tempo de pé?”, afirmou neste mês à imprensa de seu país.

“Alguns deles estão tentados, afinal é uma experiência única na vida, mas ao final temos que nos preocupar em primeiro lugar com as performances deles”, complementou Commenee.

Sebastian Coe, que foi bicampeão olímpico nos 1500m em 1980 e 1984 sem participar das cerimônias de abertura destas Olimpíadas, afirmou que em Londres este momento será bem diferente da cerimônia de Beijing, que manteve os atletas de pé por horas.

“Eu entendo alguém como Charles Van Commenee querendo preservar seus atletas, mantê-los em alto nível. Mas penso que em Londres será diferente”, apontou Coe. “Se você quer que os atletas façam parte da cerimônia de abertura, você precisa ter áreas de descanso, locais para eles sentarem, você precisa prover um envolvimento que nem de longe interfira nas competições posteriores’, complementou o dirigente.

Coe lembrou também que Londres tem “a grande vantagem” de ter a Vila Olímpica dentro do parque onde será realizada a abertura, o que permitiria aos atletas chegarem ao evento caminhando e saírem dele de forma mais prática e rápida – consequentemente menos cansativa.

Ele lembrou também que para muitos dos dez mil atletas esperados em Londres 2012 esta cerimônia será a lembrança mais marcante a ser levada das Olimpíadas. “Essa é uma das recordações chave que eles vão levar de Londres, então temos que garantir que o lado positivo da cerimônia seja muito maior do que qualquer possível ponto negativo”, finalizou o ex-atleta.