Topo

Tricampeão do "Mais forte do Brasil" usa Faustão em sonho de igualar fama do UFC

Marcos Mohai vence "Se vira nos 30" no programa do Faustão com bolas de concreto - Reprodução e Alex Almeida/UOL
Marcos Mohai vence "Se vira nos 30" no programa do Faustão com bolas de concreto Imagem: Reprodução e Alex Almeida/UOL

Bruno Freitas

Em São Paulo

30/08/2011 07h00

O esporte conhecido como strongman estará no mesmo nível de popularidade do UFC no país em dois anos. Esta é a previsão de Marcos Mohai, atual tricampeão do circuito do "Homem Mais Forte do Brasil". Da condição de grande nome nacional desta modalidade que expõe os competidores a levantar carros e troncos de árvore, por exemplo, o atleta faz sua parte neste projeto em um intenso trabalho de divulgação.

COMO TOMBAR UM CARRO

Campeão do "Se Vira nos 30" no ano passado com a prova de bolas de concreto, Marcos Mohai pretende executar o exercício do carro no Faustão. A tarefa consiste em virar de cabeça para baixo um automóvel especialmente preparado para a ocasião, através de barras de ferro.

"É um carro preparado, possui uma barra na lateral, para dar uma pegada. Obviamente ele não tem motor, que é muito pesado. Mas só a lataria pesa cerca de 800 kg. É uma prova cardíaca, de explosão", descreve o atleta brasileiro.

Em 2010, Mohai ganhou o quadro "Se vira nos 30", no "Domingão do Faustão", ao levantar um total de 700 kg, divididos em sete bolas de concreto, no exato espaço de meio minuto. Agora, o atleta de Peruíbe (litoral paulista) negocia uma volta ao programa da Globo para tombar um carro.  

"Quando fui lá, o Faustão disse nos bastidores que queria que eu voltasse, para fazer uma outra prova. Eu fiz a primeira no estúdio de São Paulo, que é pequeno. A gente está combinando de fazer algo no Rio. Só temos que planejar a locomoção da estrutura, é meio fora de logística. Mas a ideia é tombar um carro lá em 30 segundos", conta o atleta do strongman.

"Dentro de dois anos, o strongman vai estar no mesmo nível do UFC aqui no Brasil. Todo mundo está praticando, em vários lugares do mundo. Já tivemos eventos aqui com mais de 5 mil pessoas", acrescenta Mohai, em menção à popular entidade de MMA (artes marciais mistas) que mantém um milionário circuito internacional.

No pacote de divulgação do tricampeão do "Mais Forte do Brasil" (2009, 2010 e 2011) também consta o lançamento de um livro e um DVD. Em vídeo, Mohai pretende incluir o arrastamento de uma carreta dupla de 30 toneladas.

"Já executei esse exercício com 22 toneladas em 35 segundos. Na Europa os atletas fazem com média de 40 segundos", diz, diz o atleta, que mantém o sonho de arrastar um avião.

Mohai detém atualmente o recorde mundial de tombamento de carro, justamente a prova que pretende levar a sua segunda aparição no palco do Faustão. A melhor marca do brasileiro é de apenas 5 segundos. Agora, o atleta pretende virar o melhor no exercício das bolas de concreto. Ele acaba de encomendar um exemplar de cerca de 280 kg – o recorde em vigor é de 256,5 kg.

ESPORTE DOS "MAIS FORTES" NO UOL

Vice-campeão do "The World's Strongest Man" em 2008, o norte-americano Derek Poundstone visitou recentemente o Brasil para participar de um evento promocional, em que dobrou uma frigideira, entre outras façanhas de força. O atleta disse acreditar que em breve um brasileiro pode figurar na elite do esporte.Ricardo Nort conquistou o "Homem mais Forte do Brasil" em duas oportunidades e já participou de uma edição mundial do evento, em 2010 na África do Sul. Em entrevista recente ao UOL Esporte, o atleta disse que também trabalha seu lado mais intelectual, como a paixão pelo piano.

Com 34 anos, 1,81 m e 140 kg, Mohai tem como principal adversário no país Ricardo Nort, carioca radicado em Santa Catarina, que venceu as edições de 2007 e 2008 do "Mais Forte do Brasil".

Depois de superar o rival nos últimos anos, nacionalmente, a missão do atleta de Peruíbe agora é seguir os passos de Nort fora do país. Mohai deseja se tornar um profissional internacional da modalidade, como seu adversário, e aí ingressar no circuito do "The World’s Strongest Man" (Homem Mais Forte do Mundo).

"Estou enviando material para lá, eles têm um critério, exigem que você prove algumas marcas já estabelecidas. Estou enviando todo o meu histórico. Mas, como todo e qualquer evento de grande porte, existe uma certa 'panela'. Estou reunindo material como fotografias, vídeos e reportagens, para que eles não tenham como não me aceitar. Espero estar lá em 2012", afirma.

Paralelamente à batalha para popularizar seu esporte, Marcos Mohai tem sido acompanhado por um grupo de estudos da USP que vem analisando as características especiais dos atletas do strongman, com foco especial na atividade cardíaca deles.