Topo

Gigante americano que devora 8 ovos no café é favorito no "Mais Forte do Mundo"

"Homem mais Forte do Mundo" desafia força e resistência de atletas de todo o planeta - Divulgação/WSM
"Homem mais Forte do Mundo" desafia força e resistência de atletas de todo o planeta Imagem: Divulgação/WSM

Bruno Freitas

Em São Paulo

15/09/2011 07h00

Um norte-americano com estatura acima de 2 metros e mais de 200 kg é o grande favorito da edição 2011 do "O Homem Mais Forte do Mundo" (The World's Strongest Man), que começa nesta quinta feira nos EUA. Atual vice-campeão, o gigante Brian Shaw leva à competição a curiosidade de ingerir até oito ovos em seu café da manhã e a reputação de principal atleta do momento.

O FAVORITO BRIAN SHAW

Nascimento: 26 de fevereiro de 1982
Residência: Fort Lupton, Colorado (EUA)
Altura: 2,04 m - Peso: 210 kg
Homem mais forte do mundo:
- 3º colocado em 2009
- 2º colocado em 2010

O UOL Esporte ouviu os dois principais atletas brasileiros dos últimos anos no strongman, como a modalidade é conhecida. Marcos Mohai e Ricardo Nort endossaram a corrente de opinião internacional e apontaram Brian Shaw como a aposta mais certeira para o festival de força e resistência que inclui carregamento de troncos, levantamento de bolas de cimento, arremesso de barris e até deslocamento de caminhão.

Shaw traz no currículo dois pódios no evento. Antes do vice-campeonato de 2010 na África do Sul, o norte-americano havia sido terceiro colocado na edição de 2009. No ano passado, perdeu o título de mais forte do planeta apenas no critério de desempate. Conquistou a mesma pontuação do lituano Zydrunas Savickas, mas venceu menos provas do que o concorrente.

Em entrevista ao site oficial do evento, Shaw revelou detalhes de sua peculiar rotina alimentar, que contém um café da manhã composto de seis a oito ovos, torradas, cereal e um milkshake de proteína. No almoço e jantar, ingere um bife ou um filé de frango, acompanhado de batatas cozidas e leite. No mesmo papo, o gigante elegeu a prova de deslocamento de caminhão como a que mais se diverte.

"Dispensa comentários. Ele vem traçando uma ideia diferente de treinamento em que visa  mais sua recuperação. Seus treinos estão baseados em pouco intervalo de descanso e muita carga. Ele melhorou muito sua explosão, lembrando que é um monstro com mais de 200 kg e um pouco mais de 2 metros de altura", afirma Marcos Mohai, campeão do "Mais Forte do Brasil" em 2009, 2010 e 2011. "Ele não está focado em um segmento só, desenvolveu técnicas para todas as provas", acrescenta o atleta, que deve entrar no circuito internacional no próximo ano.

Aos 29 anos, Brian Shaw também impressiona os colegas do universo do strongman em razão da velocidade que teoricamente não combina com o seu tamanho avantajado. O norte-americano diz que esta característica é uma herança de sua vivência como jogador de basquete durante a adolescência. 

"Ele é um cara novo, não tem nem 30 anos. Tem mais de 200 kg de peso corporal, mas se mexe como um cara de 60 kg. É a genética dele, faz as coisas muito facilmente. Disputei campeonatos com ele neste ano. Ele praticamente brincava com as coisas", comenta Ricardo Nort, vencedor do "Mais Forte do Brasil em 2007 e 2008" e representante nacional no evento mundial no ano passado.

SHAW LEVANTA PNEUS GIGANTES

Atual bicampeão do evento, o lituano Savickas também figura na linha de frente da disputa deste ano. O norte-americano Derek Poundstone é destaque nas provas de solo, mas tem a baixa estatura para os padrões do strongman como desvantagem (1,85 m). Fera nas provas de levantamento de terra, o "vovô" Mark Felix, de 45 anos (da ilha caribenha de Granada), também é favorito para estar nas finais.

DETALHES SOBRE A DISPUTA DESTE ANO

A disputa do "O Homem Mais Forte do Mundo" começa nesta quinta (15.09), e a fase de classificação se arrasta até o próximo domingo. Nesta etapa, os 30 competidores estão divididos em seis grupos de cinco atletas. Os dois melhores de cada chave avançam para a decisão.

Na primeira fase, os atletas disputam seis provas. "Existe muita estratégia também, não é só um esporte bruto, é matemática. Se você está alguns pontos na frente, pode se poupar numa determinada prova. Os melhores atletas vão se poupando para as provas em que têm mais afinidades, mais qualidade", diz o brasileiro Marcos Mohai.

A fase decisiva é realizada depois de dois dias de descanso. O desfecho acontece com a prova em que cinco pedras de cimento, de pesos crescentes, entre 100 kg e mais de 200 kg, são levantadas e colocadas em plataformas elevadas.

A edição 2011 do "Mais Forte do Mundo" acontece na Universidade Wingate, no Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. As finais serão disputadas na quarta e quinta da próxima semana (21 e 22 de setembro).