Wada passa a monitorar nicotina e libera álcool para o boliche em 2012
O comitê executivo da Wada (Agência Mundial Antidoping, sigla em inglês) publicou nesta terça-feira a lista de substâncias e métodos que serão proibidos a partir de janeiro de 2012. A nicotina foi incluída em um programa de monitoramento, enquanto o álcool foi liberado para o boliche e os beta-bloqueadores (uma espécie de antiarrítmicos) para vela, luta e motociclismo.
“A nicotina é um dos vários estimulantes adicionados ao Programa de Monitoramento junto com narcóticos hidrocona e tramadol. Assim mesmo incluiu-se o uso fora de competição dos glucocorticosteróides”, informou a Wada em nota oficial. A entidade com sede em Montréal, no Canadá, justificou a inclusão da nicotina como um plano para “detectar padrões de abuso potencial” e não para perseguir fumantes.
Outra novidade na nota oficial divulgada nesta terça-feira foi a permissão do uso de álcool para o boliche de nove e dez pinos. A decisão atende a um pedido da Federação Internacional da modalidade. A Wada também reviu discussões com algumas entidades e liberou o uso de beta-bloqueadores para o curling, pentatlo moderno, motociclismo, vela e luta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.