Petrobras prevê novo duto em área que atinge propriedade de ministro, mas descarta pagar
Um novo duto da Petrobras será instalado na faixa que passa pelo terreno do ministro Orlando Silva Júnior, em Campinas, no distrito de Sousas. No entanto, a empresa não fará desapropriações na área e nada pagará aos proprietários. A informação é da assessoria de imprensa da companhia em nota enviada ao UOL Esporte em resposta aos questionamentos feitos sobre o assunto.
ORLANDO SILVA COMPROU À VISTA TERRENO SOBRE DUTO DA PETROBRAS
Em agosto de 2010, Orlando Silva comprou à vista, por R$ 370 mil, um terreno no distrito de Sousas, em Campinas (SP). Pela área de aproximadamente 90 mil m² passa um duto de gás da Petrobras.
Nesta terça-feira, o UOL Esporte revelou que em 2010 o ministro pagou R$ 370 mil à vista, com cheque administrativo, por um lote de aproximadamente 90 mil m² e que é cortado por um duto da Petrobras.
A reportagem mostrou também que documentos da própria petrolífera previam mudanças nos dutos que passam pelo Estado de São Paulo para atender ao PDD (Plano Diretor de Dutos). E que essas alterações poderiam atingir a propriedade do ministro do Esporte, o que agora é confirmado pela Petrobras. Silva Júnior é do PC do B, partido que controla a ANP (Agência Nacional de Petróleo).
O comunicado esclarece que está prevista a instalação de um novo duto justamente para atender ao PDD. Mas ressalta que a faixa atual já tem 60 m de largura, como exige o plano diretor.
A nota enviada pela assessoria explica também que na faixa de dutos é proibido escavar, edificar e transitar com veículos pesados. O ministro está construindo uma casa perto do duto, mas afirmou que o ponto escolhido está fora de risco.
Anteriormente, a Petrobras havia divulgado um comunicado com menos detalhes, dizendo apenas que não há previsão de desapropriação de terrenos na área. Confira a segunda nota preparada pela empresa sobre o assunto:
Em relação às matérias publicadas na imprensa envolvendo a sua faixa de dutos no distrito de Sousas (SP), a Petrobras informa que:
- No local, já existe uma faixa de dutos com largura de 60 metros. A negociação foi efetivada e registrada com o proprietário na ocasião da implantação do gasoduto Campinas-Rio. Na faixa de dutos, não é permitido edificar, transitar com veículos pesados ou fazer escavações.
- A Petrobras prevê implantar um duto nesta faixa para o Projeto Plano Diretor de Dutos de São Paulo (PDD/SP), sem a necessidade de desapropriação ou pagamento.
- A Companhia ressalta que mantém com o Ministério dos Esportes a mesma relação institucional que mantém com os demais ministérios.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.