Topo

Roberta Borsari cruzará 40km de mar aberto em travessia inédita com prancha e remo

Roberta Borsari em Galápagos; próximo desafio da atleta é fazer travessia de 40km - Divulgação
Roberta Borsari em Galápagos; próximo desafio da atleta é fazer travessia de 40km Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/02/2012 17h57

Roberta Borsari fará, na próxima semana, uma travessia de 40km de mar aberto em um stand-up para a ilha de Alcatrazes, no litoral norte de São Paulo. Na aventura inédita, a atleta vai se locomover de pé em uma prancha com a ajuda de um remo até o local, protegido pelo Ministério do Meio Ambiente por ser uma reserva ecológica.

  • Divulgação

    Roberta Borsari posa com leão-marinho durante a sua travessia em Galápagos, no início deste ano

Funcionária do UOL, Roberta é uma veterana em aventuras do tipo e esteve, recentemente, em Galápagos. O arquipélago, que fica próximo do Equador, é conhecido por ter servido como uma espécie de laboratório para o cientista Charles Darwin, ícone da biologia e pai do conceito da evolução das espécies.

Agora, Roberta vai tentar atingir a ilha de Alcatrazes, que fica a 45km do porto de São Sebastião. O espaço é fechado para a visitação pública e abriga uma base militar. A atleta negociou durante seis meses com o Ministério do Meio Ambiente para receber autorização para fazer a travessia.

A empreitada terá o acompanhamento de dois barcos de apoio, logística adequada e supervisão do Instituto Chico Mendes. Roberta também será acompanhada por um cinegrafista e um fotógrafo, que registrarão a travessia.

Além disso, a atleta também será protagonista de uma reportagem especial do canal pago WooHoo, dedicado aos esportes de ação. O programa “Na Cola” vai acompanhar todos os momentos da aventura, que marcará o lançamento do projeto SUPTravessias, comandado pela própria Roberta.

A ideia do SUPTravessias é apresentar ilhas e histórias de suas comunidades locais sob a ótica de Roberta, que relata todas as suas empreitadas.