Topo

Três turistas morrem enquanto desciam o Monte Everest

Everest é a maior montanha da Terra com 8.848 metros - AP Photo/Gurinder Osan
Everest é a maior montanha da Terra com 8.848 metros Imagem: AP Photo/Gurinder Osan

Das agências internacionais

Em Catmandu (Nepal)

21/05/2012 08h09

Três turistas que praticavam escalada morreram enquanto desciam o Monte Everest, o lugar mais alto da Terra (8.848 metros), localizado na fronteira entre a China e o Nepal. Os mortos são um médico alemão de 61 anos, uma mulher do Nepal de 33 anos que vivia no Canadá e um sulcoreano de 44 anos, informou Tilakram Pandey, um funcionário do Ministério do Turismo do Nepal.

A fatalidade ocorreu no último sábado, 19, e segundo Pandey há informações não verificadas sobre outros dois alpinistas, um chinês e um nepalês, que seguem desaparecidos. 
 
O alemão, identificado como Ebehard Schaaf, faleceu devido um edema cerebral causado pela diferença de pressão atmosférica, de acordo com Ang Tshering, membro da agência que organiza escaladas, Asian Trekking. Tshering disse, porém, desconhecer a causa das demais mortes. Para o experiente escalador, muitos alpinistas gastam toda sua energia na subida e ficam sem forças para descer.
 
Com as três mortes, já são cinco o número de mortos em escaladas ao Everest no ano, segundo afirmou o oficial do Ministério do Turismo, Dipendra Poudel.