Israel divulga documentos oficiais que culpam alemães por mortes nos Jogos de Munique-1972
Os arquivos oficiais do Estado de Israel divulgaram nesta quinta-feira documentos relacionados ao ataque palestino aos atletas do país durante as Olimpíadas de Munique-1972. Sem grandes revelações, o material culpa o Governo Alemão e os organizadores dos Jogos pelas mortes ocorridas no incidente.
“Não fizeram o mínimo esforço para salvar vidas”, disse o então chefe do Mosad Zvi Zamir, em declaração contida nos documentos. “Os alemães só queriam continuar com os Jogos e encerrar o assunto”.
De acordo com o material, Israel havia solicitado aos alemães a entrada de uma unidade de elite das Forças Armadas na Vila Olímpica, com o intuito de resgatar atletas e treinadores que estavam sob ameaça do grupo palestino Setembro Negro. O pedido, porém, foi negado pelas autoridades.
O incidente com a delegação israelense completou 40 anos. Durante os Jogos de Munique-1972, as instalações do país na Vila Olímpica foram invadidas por um grupo radical palestino, que culminou com a morte de 11 atletas e treinadores. Cinco dos oito sequestradores foram mortos durante invasão das forças de segurança.
A divulgação dos documentos, ocorrida nos principais jornais de Israel, ocorreu após seis meses de negociações com o Governo, que temia que o material pudesse abalar as relações do país com a Alemanha.
O aniversário dos 40 anos do incidente também gerou mal estar entre Israel e o Comitê Olímpico Internacional (COI), que se negou a realizar qualquer homenagem durante a cerimônia de abertura dos Jogos de Londres-2012.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.