Topo

Dilma comete gafe e homenageia técnicos ausentes em evento em Brasília

Dilma discursa durante evento em Brasília que reuniu atletas olímpicos e paraolímpicos - AFP PHOTO/Pedro LADEIRA
Dilma discursa durante evento em Brasília que reuniu atletas olímpicos e paraolímpicos Imagem: AFP PHOTO/Pedro LADEIRA

Do UOL, no Rio de Janeiro*

13/09/2012 17h16

A presidente Dilma Rousseff cometeu duas gafes nesta quinta-feira, durante o lançamento do Plano Brasil Medalhas 2016, em Brasília. Em seu discurso, a presidente pediu que três técnicos brasileiros se levantassem para que fossem homenageados. Dois deles, porém, não estavam, e a ausência acabou deixando Dilma sem graça.

Primeiro, Dilma pediu que o técnico José Roberto Guimarães, do vôlei feminino, se levantasse. Guimarães não apareceu, e Dilma cobrou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzman.

“O Nuzman garantiu que ele [o técnico José Roberto] estava aqui. Onde é que ele está?”, disse Dilma, insatisfeita. “Uma porção de gente garantiu que tinha visto ele.”

Logo depois, Dilma também quis prestar uma homenagem à técnica Letícia Pessoa, do vôlei de praia. Letícia também não estava no evento.

A presidente, então, chamou pelo técnico da seleção brasileira paraolímpica de futebol de cinco, Ramon Pereira. Esse, sim, estava na cerimônia e foi ovacionado pelos presentes. “Ah, esse veio”, afirmou a presidente, sorridente e mais aliviada.

DILMA COMETE GAFE NO LANÇAMENTO DO PLANO "BRASIL MEDALHAS 2016"; VEJA

Antes de cometer as gafes, Dilma também já havia passado por uma "saia justa" durante o evento. Chamada a discusar no lançamento do Plano Brasil Medalhas 2016, a jogadora de vôlei Fabiana Alvim, a Fabi, cobrou o governo sobre a criação de uma aposentadoria por mérito para atletas.

"Sei que eu deveria estar só agradecendo, mas muita gente me pediu isso e vou falar", disse Fabi, antes de fazer seu pedido. "Um dia as medalhas que ganhamos vão ficar guardadas em um cantinho e nós vamos precisar de um apoio. Por isso, precisamos de uma aposentadoria por mérito."

A ideia de Fabi é que atletas que tenham conquistado títulos esportivos importantes para o Brasil recebam um auxílio do governo quando pararem de jogar. Assim, poderiam descansar com uma renda garantida, o que não acontece hoje.

Apesar da gafe e da cobrança, Dilma também passou por bons momentos durante a cerimônia. A presidente foi chamada de "capitã" pelo presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, e recebeu uma homenagem especial do nadador paraolímpico Daniel Dias.

Dias foi chamado para fazer um discurso e, simbolicamente, deu todas as suas medalhas a presidente como forma de agradecimento pelo apoio recebido. O nadador passou as seis medalhas de ouro que conquistou em Londres a Dilma, que as colocou no peito e foi aplaudida.

*Atualizada às 19h15