Topo

Governo cria grupo de ministros para cuidar da preparação da Olimpíada de 2016

Dilma Rousseff discursa durante evento em Brasília que reuniu atletas olímpicos e paraolímpicos - AFP PHOTO/Pedro LADEIRA
Dilma Rousseff discursa durante evento em Brasília que reuniu atletas olímpicos e paraolímpicos Imagem: AFP PHOTO/Pedro LADEIRA

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/09/2012 19h07

O governo federal anunciou nesta quinta-feira a criação de um grupo interministerial que cuidará da preparação do Rio de Janeiro e do país para a Olimpíada. Por meio do Geolimpíada, ministros de várias áreas passam a se reunir periodicamente, sob o comando do Ministério do Esporte, para definir medidas e solucionar problemas ligados aos Jogos de 2016.

O decreto que criou o grupo foi assinado nesta quinta-feira, durante a cerimônia de lançamento do Plano Brasil Medalhas 2016. De acordo com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o Geolimpíada vai ter formato semelhante ao do Gecopa, que coordena ações para o Mundial de 2014. “O Geolimpíada vai discutir ações e antecipar problemas”, complementou Rebelo.

O presidente do Gecopa é o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. A pasta não confirmou, entretanto, se é ele quem vai presidir o Geolimpíada.

Além do grupo interministerial criado nesta tarde, o Brasil também conta com uma Autoridade Pública Olímpica (APO). A APO é presidida pelo ex-ministro Márcio Fortes e coordena esforços do governo federal, estadual e municipal em prol da preparação para 2016.

Fortes não fará parte do Geolimpíada. Entretanto, como é presidente da APO, deve participar de todas as reuniões do grupo de trabalho.

O ministro Aldo Rebelo também disse nesta quinta-feira que o governo federal deve anunciar na semana que vem a criação da Olimpíada de Atletismo Escolar. O evento deve reunir alunos de todas as escolas do país e servir como celeiro de talentos individuais no esporte.

A presidente Dilma Rousseff disse nesta tarde que o Brasil precisa melhorar seu desempenho em esportes individuais. Por isso, a criação da Olimpíada de Atletismo será importante.

“Vamos unir Ministério do Esporte, da Educação, Casa Civil e Forças Armadas nessa iniciativa”, adiantou a presidente. “Nós estamos organizando, da mesma que organizamos a Olimpíada da Matemática, a nossa Olimpíada do Atletismo para jovens de todos os segmentos.”