Governo cria grupo de ministros para cuidar da preparação da Olimpíada de 2016
O governo federal anunciou nesta quinta-feira a criação de um grupo interministerial que cuidará da preparação do Rio de Janeiro e do país para a Olimpíada. Por meio do Geolimpíada, ministros de várias áreas passam a se reunir periodicamente, sob o comando do Ministério do Esporte, para definir medidas e solucionar problemas ligados aos Jogos de 2016.
O decreto que criou o grupo foi assinado nesta quinta-feira, durante a cerimônia de lançamento do Plano Brasil Medalhas 2016. De acordo com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o Geolimpíada vai ter formato semelhante ao do Gecopa, que coordena ações para o Mundial de 2014. “O Geolimpíada vai discutir ações e antecipar problemas”, complementou Rebelo.
O presidente do Gecopa é o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. A pasta não confirmou, entretanto, se é ele quem vai presidir o Geolimpíada.
Além do grupo interministerial criado nesta tarde, o Brasil também conta com uma Autoridade Pública Olímpica (APO). A APO é presidida pelo ex-ministro Márcio Fortes e coordena esforços do governo federal, estadual e municipal em prol da preparação para 2016.
LEIA MAIS SOBRE 2016
- CBF quer aproveitar debate sobre investimento olímpico para resolver dívida de clubes
- Brasil fecha Paraolimpíada com 43 medalhas, sobe duas posições e termina em 7º
- Com investimento recorde, gasto por medalha aumenta 54% e bate R$ 123,5 milhões
- Ministro evita cobrança ao COB, mas pede que Brasil esteja melhor em 2016
Fortes não fará parte do Geolimpíada. Entretanto, como é presidente da APO, deve participar de todas as reuniões do grupo de trabalho.
O ministro Aldo Rebelo também disse nesta quinta-feira que o governo federal deve anunciar na semana que vem a criação da Olimpíada de Atletismo Escolar. O evento deve reunir alunos de todas as escolas do país e servir como celeiro de talentos individuais no esporte.
A presidente Dilma Rousseff disse nesta tarde que o Brasil precisa melhorar seu desempenho em esportes individuais. Por isso, a criação da Olimpíada de Atletismo será importante.
“Vamos unir Ministério do Esporte, da Educação, Casa Civil e Forças Armadas nessa iniciativa”, adiantou a presidente. “Nós estamos organizando, da mesma que organizamos a Olimpíada da Matemática, a nossa Olimpíada do Atletismo para jovens de todos os segmentos.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.