Topo

Reeleito, Barack Obama recebeu mais uma vez apoio maciço dos esportistas dos EUA

Obama no discurso em que celebrou a vitória nas eleições; mais uma vez, com apoio esportivo - Scott Olson/Getty Images/AFP
Obama no discurso em que celebrou a vitória nas eleições; mais uma vez, com apoio esportivo Imagem: Scott Olson/Getty Images/AFP

Das agências internacionais

Em Houston (EUA)

07/11/2012 11h26

Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos. Os esportistas, do país, mais uma vez, partilharam do sucesso do candidato democrata. Durante a dura eleição em que enfrentou Mitt Romney, atletas de diversas ligas profissionais do país apoiaram em peso o pleito do atual comandante da maior economia do mundo, que agora terá mais quatro anos no cargo.

Nomes como Michael Jordan, Kobe Bryant e Mike Tyson, entre vários outros, não só manifestaram seu apoio a Obama como contribuíram financeiramente, com doações ou ações de arrecadação. Mitt Romney, o rival que brigou voto a voto com Obama pela Casa Branca, também tentou embarcar na popularidade de alguns esportistas, mas também perdeu a “votação” no setor.

Obama tem um longo histórico de admirador de diversos esportes, em especial o basquete. Desde que assumiu a presidência, em 2009, anualmente ele vai à ESPN para fazer a previsão pessoal dos playoffs do basquete universitário. Ele também é notório fã dos times de Chicago, seu berço político, e ocasionalmente faz visitas a essas equipes.

A postura e a agenda política cativaram nomes como Patrick Ewing e Charles Barkley, grandes ídolos aposentados da NBA. Astros da liga atual como Kobe, Carmelo Anthony e Lebron James fizeram o mesmo, se esforçando para contribuir com a campanha. Na última terça, dia decisivo para a eleição, portanto, ele se distraiu justamente jogando basquete em Chicago, ao lado de ninguém menos que Scottie Pippen, ídolo histórico do Chicago Bulls. 

Ele também ganha em popularidade no futebol americano, embora exceções notórias como os quarterbacks Payton Manning e John Elway apoiem Romney, no beisebol e no boxe. Na chamada “arte nobre” Obama teve o apoio de ninguém menos que Muhammad Ali, Mike Tyson e até o astro atual do esporte, Floyd Mayweather Jr.

Sobraram a Romney esportes menos populares. O candidato republicano também não é um desconhecido no esporte. Em 2002, ele presidiu o Comitê Organizador dos Jogos de Inverno de Salt Lake City. Um de seus apoiadores mais importantes em Ohio, estado-chave para a eleição, Jack Niclaus, é um lendário ex-golfista, esporte no qual ele prevalece.

O hipismo, outra modalidade conhecida por ser praticada por atletas mais abastados, também tem uma relação forte com Mitt Romney. Ann pratica equitação e investe em cavalos. Um de seus animais competiu, por exemplo, em provas de adestramento nos Jogos Olímpicos de Londres.