Topo

Piloto francês morre no Rali Dakar após acidente de moto na passagem pelos Andes

Piloto francês Thomas Bourgin participa da largada simbólica do Rali Dakar - Geraldo Caso/AFP
Piloto francês Thomas Bourgin participa da largada simbólica do Rali Dakar Imagem: Geraldo Caso/AFP

Do UOL, em São Paulo

11/01/2013 12h38

O Rali Dakar 2013 teve nesta sexta-feira a terceira morte desta edição. O piloto francês Thomas Bourgin, de 25 anos, que fazia a sua estreia na competição, morreu ao bater sua moto contra uma viatura da polícia na estrada Paso de Jama, no lado chileno da Cordilheira dos Andes.

Há dois dias, aconteceram as duas primeiras mortes do rali mais perigoso do mundo. Foi durante um acidente de um carro de equipe contra um táxi, que deixou dois mortos e sete feridos

 

Bourgin foi o primeiro competidor a morrer nesta edição do Rali Dakar. O acidente aconteceu na estrada conhecida como “Rota 27”, durante a sétima etapa da competição entre Calama, no Chile, e Salta, na Argentina. O francês chegou a ser resgatado, mas não resistiu e morreu por volta das 11h30 no horário de Brasília.

 

“O acidente aconteceu às 8h23 no km 237, na subida da cordilheira, no lado chileno. O jovem piloto de 25 anos se chocou com um veículo de policiais chilenos que vinha no sentido contrário. As circunstâncias exatas do acidente estão sendo objeto de uma investigação. As equipes médicas do rali só puderam constatar o falecimento do piloto, morto provavelmente de maneira instantânea”, afirmou o comunicado oficial da organização do Rali Dakar. 

Nascido na cidade francesa de Saint Etienne no dia 23 de dezembro de 1987, Thomas Bourgin pilotava uma KTM número 26 e estava na 68ª posição na classificação geral das motos no Rali Dakar.

Antes de disputar pela primeira vez o maior rali do mundo, Bourgin disse ao site oficial da organização: “O Dakar me preocupa e eu ainda estou um pouco ansioso sobre a falta de alguma coisa na minha preparação, por exemplo. Mas eu vou aprender, e realizar o meu sonho. Eu quero fazer folia em Santiago, e não tenho nenhum objetivo na classificação”.