'Maldição do Esporte' volta a atacar o Benfica; relembre outros casos
O Benfica perdeu o título da Liga Europa para o Chelsea de forma dramática ao levar um gol aos 48 minutos do segundo tempo. O motivo? Nada de desatenção, azar ou mérito do adversário. Muitos dizem que a causa da derrota é uma antiga maldição, que já dura 52 anos, despejada por um ex-técnico irritado. Conheça a 'maldição do Benfica' e outras famosas no esporte mundial.
BENFICA E OS TÍTULOS EUROPEUS
O Benfica sofre por não conquistar um título europeu desde a década de 60 quando sofreu uma maldição de um ex-técnico. Sob o comando do húngaro Bela Guttmann, o time venceu a liga nacional e a Copa dos Campeões, precursora da Liga dos Campeões, em 1960 e 1961. Após as conquistas, Guttmann pediu um aumento que foi negado e causou posteriormente sua demissão.
Ao deixar o clube, o técnico fez uma previsão indesejada: disse que nos cem anos seguintes o Benfica não conquistaria uma liga europeia. Desde então, se passaram 52 anos, o time português chegou a seis finais de competições europeias, mas não foi campeão.
MALDIÇÃO DO BAMBINO
Uma grande maldição aconteceu com o time de beisebol Boston Red Sox, que precisou ficar 86 anos na fila para soltar o grito de campeão da World Series após receber uma ‘praga’. Dispensado pelos Red Sox no começo do século passado, em 1920, Babe Ruth disse que a equipe de Boston jamais ganharia um título novamente.
Ruth se transferiu para o arquirrival do Red Sox, ganhou vários títulos e ajudou a manter sua maldição de pé. A maré de azar só teve fim em 2004 quando a equipe derrotou o St. Louis Cardinals por 3 a 0, fechou a série final em 4 jogos a 0 e acabou com um jejum de 86 anos sem títulos na Major League Baseball.
SÃO MARCOS E A QUEDA DO PALMEIRAS
O futebol brasileiro também tem suas maldições e uma delas envolve o ex-goleiro e ídolo do Palmeiras Marcos. Segundo uma história lendária, quando o Palmeiras conseguiu o acesso para a Série A após o rebaixamento, em 2003, Marcos disse que o time só cairia novamente quando o Corinthians se sagrasse campeão da Copa Libertadores. As palavras do santo foram ouvidas.
No ano passado, o Timão finalmente conquistou a tão sonhada Libertadores pela primeira vez em sua história. A profecia se concretizou e o Palmeiras foi rebaixado para a Série B do Brasileirão meses depois.
MALDIÇÃO DO BODE
Uma das maldições mais conhecidas do esporte mundial que deu origem ao documentário "Catching Hell"é sobre o time de beisebol Chicago Cubs. Em 2002, a equipe vencia o Florida Marlins e precisava apenas de uma vitória para chegar à grande final da MLB.
Quando vencia por 3 a 0 os Marlins, após uma rebatida dos adversários, um jogador do Cubs correu para defender a bola que saiu em direção às arquibancadas. O torcedor Steve Bartman se esforçou para pegar a bola e acabou desviando-a da mão do atleta fazendo seu time perder o lance. Após a jogada, os Marlins reagiram, venceram a partida de forma impressionante e o jogo seguinte.
Muitos dizem que a maldição começou em 1945, quando um torcedor foi expulso do estádio porque seu bode fedia. Ele então profetizou que o Cubs nunca ganharia o campeonato, enquanto o bode não entrasse.
MALDITO FUTEBOL CLUBE
Outra maldição que virou filme é a do técnico Brian Clough que originou o ‘Maldito Futebol Clube’. Brian Clough levou times modestos do futebol inglês a várias conquistas de grande expressão. Ele tirou o Derby County da segunda divisão levando a dois títulos ingleses da primeira na década de 70 e às semifinais da Copa dos Campeões da Europa. Também foi vencedor à frente do Nottingham Forest com o título inglês e ainda foi bicampeão europeu no fim dos anos 70. Para completar teve uma curta passagem pelo Leeds. Apesar das conquistas, Clough deixou sua maldição por onde passou. Depois de sua saída, os três times afundaram em crise, foram rebaixados e não voltaram mais à elite do futebol inglês.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.