Topo

Serguei Bubka oficializa candidatura à presidência do COI

Serguei Bubka (e) tenta suceder o belga Jacques Rogge na presidência do COI - John Stillwell/AFP Photo
Serguei Bubka (e) tenta suceder o belga Jacques Rogge na presidência do COI Imagem: John Stillwell/AFP Photo

Das agências internacionais

Em São Patersburgo (Rússia)

28/05/2013 11h28

Nesta terça-feira, Serguei Bubka oficializou sua candidatura à presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI). Maior atleta do salto com vara da história, o ucraniano tenta suceder o belga Jacques Rogge no cargo.

“É um dia especial para mim. Na segunda-feira, entrei em contato com Rogge para anunciar a ele minha candidatura à presidência do COI. Nesta terça, fiz o anúncio publicamente”, disse o ex-atleta,na cidade de São Petersburgo (Rússia).

A eleição para a presidência do COI será realizada em 10 de setembro, em Buenos Aires (Argentina). Bubka, membro do comitê executivo do COI, enfrentará uma acirrada disputada para ocupar o cargo.

Além do ucraniano, outros cinco candidatos estão no páreo para a sucessão de Rogge: Richard Carrión (Porto Rico), Thomas Bach (Alemanha), Ser Mian Ng (Cingapura), Wu Ching-kuo (Taiwan) e Denis Oswald (Suíça).

Bubka, que completa 50 anos em dezembro, preside o comitê olímpico ucraniano. O ex-atleta é o detentor dos recordes do salto com vara tanto em competições ao ar livre (6,14m) e indoor (6,15m). Ele conquistou a medalha de ouro da modalidade nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988.