Juventus usa compra coletiva por sócios, mas fatura menos de R$ 2 mil
O site é de compras coletivas, mas o faturamento é inferior a um negócio individual. Pensando em alavancar o número de filiados em seu quadro social, o Juventus, tradicional clube da Zona Leste de São Paulo, lançou neste mês uma promoção de venda de títulos. A iniciativa, contudo, rendeu menos do que o valor original de um plano.
A promoção no Groupon ofereceu títulos do Juventus de R$ 2.700 por R$ 160, com opção de parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. Até 21h da última quinta-feira, último dia de validade, a ação havia rendido 12 novos sócios, segundo dados do próprio site. Somados, eles darão R$ 1.920 aos cofres da equipe paulista.
Em vez do valor do título, o foco do Juventus com a promoção é aumentar a receita mensal. Os compradores da promoção assumiram um compromisso de pagar uma taxa de manutenção de R$ 168 a cada 30 dias.
“Eu ainda vou avaliar os resultados. Pedi até para ver um relatório com os números da promoção. Só aí é que eu vou ter uma ideia concreta”, explicou o presidente do Juventus, Rodolfo Antonio Cetertick, em entrevista ao UOL Esporte.
Atualmente, o Juventus tem 5 mil sócios remidos (que não pagam mensalidade) e outros 5 mil sócios patrimoniais adimplentes. Como esses planos são familiares, a conta da diretoria é que o clube conte com cerca de 48 mil filiados.
Em 2012, de acordo com o balanço patrimonial do Juventus, títulos e contas a receber foram a principal fonte de receita do clube. Esse quesito respondeu por R$ 1,06 milhão na temporada – a equipe faturou um total de R$ 2,35 milhões.
“Existe um equilíbrio nas nossas contas hoje em dia, mas na corda bamba. Eu não posso fazer nenhum grande investimento no clube, e o Moleque Travesso já tem certa idade”, afirmou Cetertick em alusão ao apelido do clube paulista.
Uma das maiores apostas da diretoria para aumentar a arrecadação nos próximos anos é a venda de títulos corporativos. O Juventus negocia com pelo menos seis empresas, e duas estão, segundo a diretoria do clube, em fase final de conversa.
A lógica dos pacotes corporativos é a seguinte: a empresa assina um contrato e oferece aos funcionários o direito de frequentar o clube. Esses empregados não precisam pagar pelo título, mas desembolsam uma taxa mensal de manutenção.
“Aí sim eu acredito que possamos ter um bom aumento”, projetou o presidente do time paulista. Nos melhores tempos, segundo Cetertick, o Juventus chegou a ter 130 mil filiados adimplentes.
* Atualização às 0h10 de 24/08/2013
Depois da publicação do texto, as equipes de comunicação do Juventus e do Groupon entraram em contato com o UOL Esporte para passar números finais da promoção. Segundo eles, houve três campanhas distintas, que já venderam um total de 245 vouchers.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.