Topo

Ex-atleta Ben Johnson fará campanha de combate ao doping

Johnson vence a final dos 100 m na Olimpíada de Seul, mas ficaria sem o ouro por causa de doping - Arquivo/Folha Imagem
Johnson vence a final dos 100 m na Olimpíada de Seul, mas ficaria sem o ouro por causa de doping Imagem: Arquivo/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

02/09/2013 18h12

O ex-velocista Ben Johnson vai ser protagonista de uma campanha contra o uso de substâncias ilícitas. O canadense foi recordista mundial e campeão olímpico dos 100m rasos em 1988, mas teve os resultados cassados por ter sido flagrado em um exame antidoping.

“Eu ganhei uma medalha de ouro e fui o melhor do mundo, mas isso [o doping] me custou os resultados. Isso custou minha vida”, disse Johnson em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

Campeão olímpico e recordista mundial em Seul-1988, Johnson foi flagrado por uso de esteroides. A campanha que ele vai protagonizar será chamada “Pure Sports”, e o slogan da campanha será “Choose the right track” (“Escolha a rota certa”, em tradução livre).

“Eu quero limpar parte da minha vida ajudando as futuras gerações e os futuros atletas e para ajudar os atletas que foram pegos. Queremos mostrar que eles não estão sozinhos”, afirmou o ex-velocista.

Um dos pontos centrais da campanha será uma petição contra o uso do doping. A ideia dos organizadores da campanha é apresentar o abaixo-assinado em Seul no dia 24 de setembro, em evento para comemorar o 25º aniversário dos Jogos Olímpicos de 1988.