Topo

"Brasileirão" do pole dance põe fim em preconceito e impulsiona o esporte

Giselle Hirata

Do UOL, em São Paulo

30/09/2013 06h00

Pra quem tinha dúvidas do cunho esportivo, o pole dance chegou a sua quinta edição de uma competição nacional. No último fim de semana, São Paulo sediou mais um Campeonato Brasileiro de Pole Dance. Pela primeira vez na capital paulista, o evento contou com 30 apresentações, que foram avaliadas por uma comissão de jurados e, depois, foram apontados os grandes campeões em cinco categorias, entre mulheres e homens que competiram.

"Foi um sucesso!", comemora Mari Silva, presidente da Federação Paulista de Pole Dance e organizadora do campeonato. Segundo ela, a entidade recebeu mais de 100 inscrições, vindas do Brasil inteiro, para o torneio. "Foram muitos vídeos, e tivemos trabalho para escolher os finalistas que iriam disputar a final. Todos são muito bons", comenta.

O público, que foi prestigiar o evento, vibrou com as performances dos artistas na barra. "É um espetáculo à parte", diz Mari. Para ela, a presença e o apoio das pessoas no campeonato é importante para a desmitificação da modalidade, que há anos é alvo de preconceitos - já que costuma ser associado a boates e mulheres nuas.

"É um esporte que está ganhando força agora. Muitas mulheres estão procurando o pole dance como uma atividade fitness. E o mais legal é que ajuda mesmo a definir o corpo, a melhorar a flexibilidade e até a autoestima", afirma Mari. Tudo isso sem perder a sensualidade e a elegância. "E é isso que torna esse esporte um espetáculo tão gostoso de ver", completa.

E é esse conjunto de fatores que são levados em consideração pelo jurados, que avaliaram os movimentos, os figurinos, a flexibilidade, a criatividade, entre outros atributos. Neste ano foram cinco categorias. Conheça os vencedores:

Feminino profissional
1- Alessandra Rancan (36,75 pontos)
2- Thais Pereira (35 pontos)
3- Aisha Queiroz (34,92 pontos)

Masculino profissional
1- Renato Siqueira (33,42 pontos)
2- Julio Peixoto (32,71 pontos)
3- Marcos Sintra (31,29 pontos)

Duplas
1- Ekaterina Malykhina & Tallyta Torres 38,46pts
2- Carla Wainer & Priscila Neres 36,13pts
3- Duda Ribeiro & Karina Dias 34,79

Categoria Feminino Amador
1- Andressa Nirvana (36,38 pontos)
2- Leticia Leao (35,75 pontos)
3- Maria Carolina Dias (35,38 pontos)

Categoria Masculino Amador
1- Edson Alves (33 pontos)
2- Tiago Gambogi (31,46 pontos)
3- Jon Meneghel (29,88 pontos)