Topo

7 histórias esportivas que você não sabia sobre os indicados ao Oscar

Do UOL, em São Paulo

02/03/2014 06h00

Se você é fã de cinema deve estar ansioso para a cerimônia de premiação do Oscar neste domingo e provavelmente já viu todos os filmes concorrentes e conhece os atores. Mas o que provavelmente você não sabe é que a maioria dos atores e atrizes que concorrem ao prêmio tem relação com o esporte.

O UOL Esporte lista abaixo 11 fatos esportivos sobre os indicados ao Oscar. 

1.  Barkhad Abdi, o maratonista

  • O ator somaliano Barkhad Abdi, que concorre ao prêmio de ator coadjuvante por sua atuação no filme 'Capitão Phillips' já tem contrato para o seu próximo filme em Hollywood e fará o papel de um esportista. Abdi interpretará o maratonista africano Willie Mtolo que superou as barreiras do Apartheid com a sua amizade com Ray de Vries, um dono de bar branco, no filme 'The Place That Hits The Sun', ainda sem título para o Brasil.

2. Michael Fassbender é fanático por velocidade

  • Indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, Michael Fassbender é um grande fã de Fórmula 1. Ele até participou do documentário One, sobre grandes nomes da categoria e as mudanças que eles trouxeram para a Fórmula 1. Fassbender foi o narrador do filme e trabalhou ao lado de nomes com Niki Lauda e Michael Schumacher, de quem é grande fã.

3. Bradley Cooper é amigo de Mike Tyson

  • O ator Bradley Cooper, que concorre ao prêmio de melhor ator coadjuvante por sua atuação em 'Trapaça', trabalhou com Mike Tyson nos filmes Se Beber Não Case 1 e 2 e ficou próximo do boxeador. Cooper elogiou a atuação do atleta nos dois filmes e os dois eram sempre fotografados juntos nos bastidores e eventos promocionais dos filmes.

4. Quatro indicados de 2014 já concorreram por filmes relacionados a esporte

  • Christian Bale ganhou o Oscar de ator coadjuvante pelo filme 'O Vencedor', em que interpretou o ex-boxeador Richard 'Dicky' Eklund. Em 2014 ele concorre ao prêmio de melhor ator por 'Trapaça'.
    Sandra Bullock também levou a estatueta para casa como melhor atriz por 'Um Sonho Possível', filme sobre a história do jogador de futebol americano Michael Oher.
    Outros dois indicados de 2014 já concorreram ao prêmio por filmes relacionados ao esporte e não ganharam:
    - Jonah Hill por sua participação em 'O Homem que Mudou o Jogo', sobre os bastidores do beisebol norte-americano.
    - Amy Adams que também atuou em 'O Vencedor' concorreu ao prêmio de melhor atriz coadjuvante em 2011, mas não ganhou.

5.Fã dos Lakers, DiCaprio já interpretou um atleta promissor

  • Leonardo DiCaprio é figurinha carimbada nos jogos do Los Angeles Lakers. Torcedor fanático, ele faz questão de ir ao ginásio ver os jogos. Além disso, o basquete está relacionado ao início de carreira do ator no cinema. Em 'O Diário de Um Adolescente', filme que o despontou para a fama, DiCaprio interpreta um jogador de basquete do ensino médio.
    Mas a relação do ator com o esporte não para por aí. Ele já namorou uma das figurinhas carimbadas da revista Sports Illustrated, a modelo Bar Refaeli e a modelo brasileiro Gisele Bundchen, atual mulher do jogador de futebol americano Tom Brady.

6.Meryl Streep já roubou a cena na NBA

  • Recordista de indicações ao Oscar com a sua 18ª nomeação em 2014, Meryl Streep rouba a cena por onde passa, inclusive no mundo dos esportes. A atriz esteve na primeira fila da vitória dos Nicks sobre os Lakers e foi tietada por ninguém menos que 50 Cent e Kobe Bryant. Neste ano, ela concorre ao prêmio de melhor atriz por sua atuação em 'Álbum de Família',

7. Jennifer Lawerence recebeu aulas de arco e flecha

  • A atriz Jennifer Lawrence aprendeu a usar o arco e flecha para atuar na saga 'Jogos Vorazes', e chamou a atenção de uma atleta olímpica. A esportista Becky Martin apontou um erro da atriz ao segurar o a flecha na foto do pôster do primeiro filme da saga. Segundo ela disse ao Yahoo americano, Lawrence poderia se ferir gravemente se lançasse uma flecha naquela posição. Para o filme, porém, não há qualquer problema. O uso do arco pela atriz no filme, inclusive aumentou o interesse pelo esporte nos Estados Unidos.