Topo

Ex-mulher exalta poder visionário de Do Valle: 'ele transformou vidas'

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

21/04/2014 12h17

Ex-mulher de Luciano do Valle, a jornalista e apresentadora Silvia Vinhas entende que um dos legados deixados pelo narrador, que morreu no sábado, foi a capacidade de qualificar e direcionar profissionais para outras funções.

Silvia Vinhas cita Luciano como seu mestre no jornalismo esportivo. Outros profissionais, como Roberto Cabrini (repórter do SBT), Eduardo Savoia (comentarista da Record) e Neto (Comentarista da Bandeirantes), também afirmam ter crescido na profissão graças aos conselhos dados por Luciano.

“O Luciano era um visionário. Era uma entidade. Eu estive no velório e todas pessoas com quem conversei destacaram o poder que ele tinha em transformar as pessoas. São pessoas que diziam: ‘poxa, o Luciano mudou minha vida’, ou ‘O Luciano me ajudou a ser o que sou hoje’. Ele realmente tinha esse dom, dava um toque de qualidade”, declarou Vinhas.

A jornalista iniciou meio que por acaso nas transmissões esportivas. Chamada no improviso para substituir uma jornalista durante uma etapa da Fórmula Indy, na década de 80, Silvia Vinhas pensou que ficaria atrás das câmeras. Foi quando soube que seria chamada para entrar ao vivo.

Desde então, Silvia Vinhas, então esposa de Luciano, se firmou na Indy e virou correspondente nos EUA de 1988 a 1993, onde cobriu outros eventos, entre os quais a NBA. A jornalista e apresentadora trabalha no Band Sports.  

“O Luciano foi um grande empreendedor. Trouxe a Indy para o Brasil com a ajuda do Emerson em uma época que a Fórmula 1 dominava. Apostou em outros esportes. E mesmo sendo tudo que ele era, jamais desrespeitou alguém. Era humilde com todos, do porteiro ao patrão”, relata.

Apesar do divórcio no início dos anos 90, Silvia Vinhas mantinha amizade com Luciano do Valle. Na última vez em que viu, em um evento da emissora no fim de março, a jornalista conta que Luciano estava feliz, bem de saúde, e com planos de narrar a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

“Eu tinha um respeito tão grande pelo Luciano, que ele deixou de ser meu ex-marido para ser uma referência. Ele estava cheio de planos. É triste porque ele estava bem de saúde, muito feliz e com uma família linda”.