Topo

Novo ministro do Esporte quer plano para oferecer ensino superior a atletas

Deputado federal George Hilton (PRB-MG), novo ministro do Esporte de Dilma, tenta articulação para oferecer ensino superior a atletas - Reprodução/Facebook
Deputado federal George Hilton (PRB-MG), novo ministro do Esporte de Dilma, tenta articulação para oferecer ensino superior a atletas Imagem: Reprodução/Facebook

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

22/01/2015 06h00

Os ministérios de Esporte e Educação iniciaram articulação para criar um plano que ofereça ensino superior a atletas. A ideia é montar propostas adequadas às demandas do setor, como horários flexíveis, com ênfase em EAD (ensino a distância). O projeto foi revelado na última quarta-feira (21) por George Hilton (PRB-MG), novo titular do Esporte.

“Temos uma ideia de uma parceria com o Ministério da Educação para fazer com que atletas continuem estudando até ter formação superior. Hoje em dia, muitos deixam a escola quando chegam ao profissional. Muitos não conseguem concluir nem o ensino médio, e o que nós queremos é montar um sistema que permita uma continuidade. Se ele seguir no profissional e tiver êxito, tudo bem. Se ele preferir seguir outro caminho, é bom que tenha opção”, contou Hilton.

A proposta ainda é incipiente, e por isso carece de uma série de detalhes. Não existe um plano concreto para distribuição de bolsas ou qualquer estimativa de custos para o projeto, por exemplo. É possível que os ministérios aproveitem muito do que foi criado para a Bolsa-Atleta.

“O que existe é um legado da Copa do Mundo, que mostrou que o Brasil é um país de excelência para fazer do esporte mais do que apenas um descobridor de talentos. A prática esportiva é um grande indutor de formação social”, avaliou o ministro do Esporte.

Hilton pretende incluir o plano conjunto com a Educação em um plano de diretrizes e bases do Esporte. O projeto é voltado a estabelecer o papel da União, dos Estados e das administrações municipais no apoio ao esporte de base, e detalhes desse documento também ainda não foram fechados. Até por isso, não existe um cronograma para lançamento.