Rio 450: seis eventos que levaram os cariocas ao centro do mundo esportivo
O Rio de Janeiro comemora, neste dia 1º de março de 2015, 450 anos de fundação. Palco de boa parte dos fatos históricos do Brasil nos últimos quatro séculos e meio, a cidade do país mais conhecida do exterior não é famosa apenas por sua música, suas praias e suas manifestações culturais. O Rio também é esporte.
Para homenagear os 450 anos do Rio de Janeiro, o UOL Esporte relembrou seis momentos na última década em que a cidade esteve no centro do mundo esportivo. Em campos, arenas, tatames e piscinas, os cariocas mostraram que a cidade também é maravilhosa fora das praias.
Confira:
Final da Copa do Mundo de 2014
A expectativa era por um confronto entre Brasil e Argentina na final da Copa do Mundo de 2014, no Maracanã, mas a Alemanha resolveu dar uma aula de bola para a seleção brasileira justamente nas semifinais. Mesmo assim, os fãs do futebol do mundo inteiro não puderam reclamar: no dia 13 de julho de 2014, em um jogo bastante equilibrado, os alemães venceram os argentinos por 1 a 0 e conquistaram o quarto título mundial no futebol.
Jogos Pan-Americanos de 2007
Entre os dias 13 e 29 de julho de 2007, o Rio de Janeiro viveu essa energia, recebendo atletas de todo o continente para a maior competição poliesportiva da história da cidade até então. O Pan de 2007 ficou marcado pelo bom desempenho do Brasil (foram 157 medalhas, sendo 52 de ouro), mas também por algumas notícias ruins – como o doping que custou quatro medalhas a Rebeca Gusmão ou o estouro de orçamento (o evento custaria R$ 523 milhões, mas custou mais de R$ 2,8 bilhões e tem contas abertas até hoje).
UFC Rio
Desde o UFC 134, em 2011, os cariocas puderam acompanhar em cinco ocasiões o maior evento de artes marciais mistas – a sexta já está marcada e acontece em 21 de maio de 2015. Mas talvez nenhuma delas tenha marcado tanto o público carioca (e brasileiro) com a edição 134, que teve vitórias de Anderson Silva, Maurício Shogun, Rodrigo Minotauro, Rousimar ‘Toquinho’ Palhares, Thiago Tavares e Paulo Thiago. O publico lotou a HSBC Arena.
NBA Global Tour
Em sua aproximação com o mercado brasileiro, a NBA desembarcou no Rio de Janeiro a partir de 2013. Primeiro, Chicago Bulls e Washington Wizards jogaram diante de mais de 13 mil pessoas na HSBC Arena, com vitória dos Bulls por 83 a 81. No ano seguinte, com público ainda maior (mais de 15 mil fãs), o Cleveland Cavaliers venceu o Miami Heat na prorrogação por 122 a 119. Em 2015, os astros da NBA podem até voltar ao Brasil.
Mundial de Judô
Em 2013, pela terceira vez em sua história, o Mundial de Judô foi disputado no Rio de Janeiro (palco do torneio também em 1965 e em 2007). Na última vez em que os tatames cariocas receberam a competição, disputada no Ginásio do Maracanãzinho, os judocas brasileiros conquistaram sete medalhas (um ouro, quatro pratas e dois bronzes). Rafaela Silva (até 57 kg) foi a única atleta do Brasil a subir ao topo do pódio.
Final da Copa do Brasil de 2013
O reformado Maracanã abriu seus portões em 27 de novembro de 2013 para que Flamengo e Atlético-PR decidissem a Copa do Brasil daquele ano. Mais de 68 mil torcedores acompanharam a partida, que terminou com vitória flamenguista por 2 a 0 (gols de Elias e Hernane). Foi o primeiro título nacional do Flamengo desde a conquista do Campeonato Brasileiro de 2009.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.