Topo

Lista dos mais influentes do mundo tem três esportistas. E um é brasileiro

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/04/2015 11h11

A tradicional revista Time divulgou nesta quinta-feira (16) a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo no último ano. Apenas três esportistas foram incluídos na seleção, sendo que um deles é brasileiro: Gabriel Medina, campeão mundial de surfe em 2014.

O perfil de Medina foi escrito pelo jornalista Sean Gregory, responsável pela cobertura esportiva e de cultura para a Time. Ele relembra que Medina foi o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial e o segundo campeão mais jovem. O surfista ainda comprovaria que “sua ascendente nação é agora um sério competidor em um esporte que cresce em todo o mundo”.

“E agora uma nação acostumada a ter seus jogadores de futebol entre os melhores do mundo tem um novo fenômeno para compartilhar. Por chacoalhar um esporte tipicamente dominado por americanos e australianos, Medina se tornou um ícone no Brasil e está inspirando uma nova geração a pegar ondas”, escreveu Gregory.

Além de Medina, outros esportistas citados entre os mais influentes são o comissário geral da NBA, Adam Silver, que assumiu o comando da liga sucedendo David Stern, e a veterana jogadora de futebol Abby Wambach, capitã da seleção dos Estados Unidos.

Silver teve seu perfil escrito pelo lendário ex-jogador Kareem Abdul-Jabbar, que ressalta o bom trabalho do dirigente na NBA diante de problemas recentes como declarações racistas de dirigentes, envolvimento de atletas com drogas e os rumores de uma nova greve de jogadores, além da negociação de um novo contrato de televisão.

Duas vezes eleita melhor jogadora do mundo, Mia Hamm foi a responsável pelo perfil de Wambach. Ela cita a importância da liderança da companheira dentro e fora de campo, travando campanhas junto à Fifa pela igualdade de condições entre os gêneros.

Além de Medina, outro brasileiro citado na relação da Forbes é o empresário Jorge Paulo Lemann, dono da Ambev e um dos homens mais ricos do mundo. Curiosamente, o executivo já foi um esportista no passado: era tenista e defendeu o Brasil na Copa Davis de 1973.

Alguns esportistas também participaram da redação dos perfis dos relacionados. A ex-ginasta Nadia Comaneci escreveu sobre a bailarina Misty Coperland. Já a tenista Serena Williams foi a responsável pelo texto sobre o advogado Bryan Stevenson, importante ativista sobre questões raciais nos Estados Unidos.