New York Times: Rússia admite pela 1ª vez esquema de doping no país
Dirigentes russos admitiram pela primeira vez que o país organizou um esquema de dopagem dos seus atletas olímpicos. A informação foi divulgada em reportagem desta terça-feira (27) pelo jornal The New York Times.
A atual diretora-executiva da Agência Antidoping da Rússia, Anna Antseliovich, descreveu o esquema como uma “conspiração institucional”.
A reportagem detalha como um diretor de laboratório manipulou amostras de urina dos atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 e forneceu coquetéis de drogas que aumentam o desempenho.
A "conspiração", segundo a reportagem, chegou até o Serviço Federal de Segurança - sucessor da K.G.B. - e a um vice-ministro do esporte que ordenou encobrimentos das provas por anos.
A revelação do esquema de doping e o relatório independente produzido a pedido da Agência Mundial Antidoping provocaram uma série de sanções aos russos.
A Federação Internacional de Atletismo, por exemplo, suspendeu a equipe do país da Rio-2016. Além disso, os atletas russos de demais modalidades tiveram de passar por novo processo de verificação de dopagem às vésperas dos Jogos Olímpicos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.