"E-Sports" podem ser considerados atividade esportiva, diz COI
Os torneios dos chamados “e-sports” podem, sim, ser considerados atividades esportivas. A discussão sobre como classificar as competições de alto nível dos jogos de videogame tem crescido nos últimos anos, mas neste sábado (28) quem toma partido é o Comitê Olímpico Internacional (COI).
“Nós concordamos que os ‘e-sports’ têm mostrado grande crescimento, especialmente entre os mais jovens, espalhando-se por diferentes países e oferecendo uma plataforma de engajamento com o Movimento Olímpico”, afirma a instituição em comunicado divulgado após reunião com atletas, federações internacionais e representantes de comitês olímpicos.
“O modelo competitivo dos ‘e-sports’ podem ser considerados uma atividade esportiva, pois os jogadores envolvidos se preparam e treinam com intensidade talvez comparável aos atletas de esportes tradicionais”, continua a nota oficial.
O Comitê Olímpico Internacional cresce os olhos para a rápida expansão do mundo dos “e-sports”, principalmente por considerar que uma aproximação ajudaria a renovar sua própria audiência e ajudaria a tornar os Jogos Olímpicos mais interessantes para as novas gerações.
No entanto, a relação entre COI e “e-sports” não deve mudar no curto prazo. A maior reverência possível seria incluir os torneios de videogame de alto nível nas próprias Olimpíadas, o que ainda é considerado altamente improvável no Comitê. Para isso, seria necessário um reconhecimento oficial dos “e-sports” como esporte, além de uma organização oficial garantindo que a modalidade seguiria os preceitos olímpicos.
“E-sports” incluem competições de videogame disputadas em alto nível, entre jogadores famosos mundialmente e muitas vezes pagos para jogar. Uma pesquisa feita pela “Newzoo” espera que os eventos deste ano alcancem audiência de mais de 385 milhões de espectadores online.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.