Atriz Amandha Lee emagrece 32 quilos e vive nova carreira como triatleta
Atriz de novelas como "A Indomada" (1997), da TV Globo, e "Vidas em Jogo" (2011), da TV Record, Amandha Lee se divide entre os palcos e a vida de triatleta atualmente. Antes de embarcar na modalidade que virou sua paixão, ela emagreceu 32 quilos após ganhar peso em gestações e viver uma personagem que 'pedia' o aumento de peso. Em entrevista ao UOL Esporte, a profissional de 40 anos contou que sua maior inspiração para a prática do esporte é o marido Nalbert, ex-jogador de vôlei.
"Eu comecei há dois anos no triatlo. Eu fui meio que impulsionada pelo Nalbert, que começou a pedalar e de tanto que ele gostou de pedalar, ele começou a tentar me convencer de pedalar também. Eu sempre fui uma pessoa esportista, desde pequena. Fui até federada em handebol. Ele comprou uma bicicleta e resolvi embarcar nessa e experimentar", contou Amandha.
"O Nalbert é meu grande companheiro, companheiro de vida. Além de ser pai e marido maravilhoso, ele é um exemplo que tenho em casa, pela história que ele teve, uma vida de superações. Eu admiro muito ele. Ele me ajuda muito. Ele sempre me incentiva, nas provas ele vai e ficar torcendo. Casamento é parceria, tem que estar junto com o seu parceiro", acrescentou.
Com força de vontade, a atriz foi superando todos os obstáculos até que, em maio do ano passado, fez sua primeira prova de alto nível: um triatlo justamente no Dia das Mães. Segundo Amanda, os filhos Rafaela e Victor sempre a acompanham nas provas e a encontram correndo no momento da chegada.
"A partir do primeiro triatlo eu percebi o quão gostoso era e continuei a fazer. Agora os treinos são mais puxados, fica cada vez mais desafiador", falou Amandha, que disputará sua primeira prova do ano amanhã, na praia de Botafogo.
A preparação para a competição foi muito intensa e até afastou a atriz de sua profissão, mas só por alguns instantes. Normalmente, ela equilibra a carreira com a vida de atleta.
"Eu treino quase que todo o dia. Dependendo da semana, se tiver muito cansada, eu tiro um dia de folga. Meu grande desafio é poder conciliar tudo com o meu trabalho. A gente filmou o Cinema Café (série do canal Cinebrasil) e estava no meio dos treinos, foi um desafio. Até porque tínhamos gravações até durante a noite e tudo mais. Tinha que filmar, descansar e treinar", disse Amandha, que exaltou o amor pela mistura da profissão com o esporte.
"O esporte me acalma e a arte me liberta. Tenho dois polos que se encontram. Um está ligado ao outro. Um me dá concentração, disciplina, concentração. E a arte me liberta, é a minha paixão. Sou atriz e descobri o triatlo. Até brinco que sou 'atriatleta'", acrescentou.
Antes de se tornar triatleta, Amandha emagreceu 32 quilos. A atriz engordou cerca de 25 quilos na gestação de Rafaela, sua primogênita. Depois, ela precisou subir de peso para fazer a personagem Margarida na novela Vidas em Jogo, usou um pouco de enchimentos, emagreceu durante o folhetim, mas engordou novamente na segunda gravidez, de seu filho Victor.
"Quando a gente quer muito uma coisa, a gente consegue ela. É lutar e batalhar para que isso aconteça. Emagrecimento para mim, é engraçado, porque eu numa tinha sido gorda na minha vida. Mas depois da gravidez da Rafaela eu tive esse aumento de peso, e depois ainda tive que engordar para fazer uma personagem. E depois teve o Victor. É um processo que precisa ter paciência, determinação, força de vontade. Às vezes pessoas querem, mas ficam sentadas. Eu tive disciplina de acordar cedo, de olhar pessoas comendo e não podia comer. Tive que seguir à risca uma alimentação que a nutricionista fez para mim. Ela foi uma peça importante nesse processo, ela me ensinou a olhar de outra forma para saúde e alimento. Já faz cinco anos que eu só mantenho o peso", contou.
Para perder peso e evitar o 'efeito sanfona' não há segredos, segundo Amanda. A atriz destacou a importância de ter paciência para um emagrecimento saudável apenas com reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.