Topo

Pan 2019

Brasil tenta acabar com longo jejum no ciclismo; o que mais assistir?

 Henrique Avancini durante treino de reconhecimento da pista para a disputa de mountain bike do Pan - Rafael Bello/COB
Henrique Avancini durante treino de reconhecimento da pista para a disputa de mountain bike do Pan Imagem: Rafael Bello/COB

Demétrio Vecchioli

Do UOL, em Lima (Peru)

28/07/2019 00h55Atualizada em 28/07/2019 12h50

Henrique Avancini é a principal esperança de medalha de ouro para o Brasil no segundo dia de competições oficiais do Pan de Lima. Número três do ranking mundial do mountain bike, Avancini tem competido de igual para igual com os melhores da modalidade, nenhum deles oriundo das Américas. A expectativa é que ele possa quebrar um jejum: são 60 anos sem ouro para o Brasil em qualquer disciplina do ciclismo.

Jaqueline Mourão foi bronze já neste domingo, na disputa feminina. Depois de disputar quatro edições dos Jogos Olímpicos de Inverno, ela voltou ao ciclismo mountain bike, onde foi formada, mirando Tóquio-2020. No masculino, o Brasil também conta com Guilherme Gotardelo. As provas têm apenas flashes na Record e no SporTV.

Na ginástica artística masculina, assim como ocorreu neste sábado (27) na feminina, o Brasil participa da competição por equipes, em apresentação que também vale para definir os finalistas individuais. O Brasil está na segunda rotação, a partir das 18h30. Exibições confirmadas para Record News, PlayPlus (o aplicativo da Record) e SporTV.

Após ganhar uma prata e um bronze no primeiro dia, o taekwondo brasileiro busca mais duas medalhas nas categorias até 68kg no masculino, com Edival Marques, o Netinho, namorado da vice-campeã Talisca Reis, e até 57kg feminino, com Rafaela Araújo. Record News e PlayPlus anunciam exibição ao vivo.

As seleções brasileiras de rúgbi sevens brigam por medalhas. Primeiro, jogam as semifinais: a feminina contra os EUA, às 13h15, a masculina diante do Canadá, às 14h05. Finais e disputas por bronze ocorrem no bloco da tarde, a partir das 16h40. Record News, PlayPlus (o aplicativo da Record) e SporTV vão transmitir.

No tiro esportivo serão distribuídas duas medalhas de ouro: pistola de ar 10 metros no masculino e carabina três posições no feminino. Prata na Rio-2016, Felipe Wu não conseguiu se classificar ao Pan. Mesmo assim o Brasil tem chances de medalha. Não há previsão de exibição nas TVs brasileiras.

Na canoagem velocidade, as duas finais são de K4 500m, tanto no masculino (com presença do Brasil) quanto no feminino (sem). No pentatlo moderno, cinco vagas olímpica estarão em jogo na prova masculina, em que o Brasil tem Danilo Fagundes e Felipe Nascimento. A delegação brasileira não tem representantes em nenhuma das quatro categorias disputadas neste domingo no levantamento de peso.