João Menezes completa semana dos sonhos com ouro do tênis pelo Pan
O tenista João Menezes derrotou o chileno Tomás Barrios por 2 sets a 1, parciais de 7/6, 3/6 e 6/4, neste domingo (4), e conquistou a medalha de ouro do Pan de Lima-2019. Ele chegou à capital peruana vivendo a melhor fase de sua carreira e fez questão de estendê-la.
Para chegar à decisão, o mineiro de Uberaba, de 22 anos, derrubou o chileno Nicolas Jarry pelas quartas de final. Jarry era o único top 100 inscrito num torneio esvaziado, mas que dava aos seus dois finalistas uma vaga olímpica. Pela semi, ele superou outro favorito, o argentino Facundo Bagnis, muito mais experiente. O brasileiro ocupa a posição de número 212 no ranking mundial, enquanto o chileno é apenas o posto de número 286.
"A sensação que eu vivi nessa semana foi indescritível, consegui jogar bem. Defender o Brasil é uma sensação muito gratificante", disse o atleta.
Contra Barrios, Menezes teve seu saque quebrado logo no primeiro game da partida. Mas batalhou a partir daí, se recuperou e venceu a parcial. O chileno, porém, não esmoreceu. Ele aumentou a precisão de seus potentes golpes do fundo da quadra, ditando as ações do segundo set. O confronto foi para o set final com grandes variações. Barrios quebrou mais uma vez o serviço do brasileiro. Mas Menezes a devolveu logo em sequência. Aumentou, então, sua intensidade na linha de base e encaixou boas passadas e golpes profundos para desestabilizar o adversário e triunfar.
"Hoje eu tive muitos momentos piores que ele. O primeiro set inteiro, até o 5 a 4. Depois eu gritei um pouco e acho que ele sentiu a pressão para fechar. No segundo set, ele melhor do que eu o tempo inteiro. No terceiro set, até o 2 a 0, ele melhor. Eu quebro ele, faço 2 a 2, aí acho que já mudou um pouco. Acho que foi o único momento do jogo que eu fui melhor", analisa.
Curiosamente, esse é o terceiro ouro consecutivo vencido por um brasileiro contra chilenos. Em Santo Domingo-2003, Fernando Meligeni conseguiu uma das maiores vitórias de sua carreira contra Marcelo Ríos, ex-número um do mundo. No Rio de Janeiro-2007, Flávio Saretta bateu Adrián Garcia.
Menezes ainda está distante da fama desses dois últimos compatriotas campeões pan-americanos. Mas vai construindo sua carreira como profissional, depois passar pelo juvenil com pouca badalação. O mineiro também fala abertamente sobre como já pensou em largar a carreira devido aos problemas físicos que enfrentou. Mesmo jovem, já sofreu três cirurgias no joelho.
"Espero ser (um atleta que cresça com a camisa do Brasil). Hoje eu comecei jogando mal, bem nervoso. Tiver que tirar força, e consegui. Está tudo dentro da cabeça, relacionado à parte mental. Eu consegui tirar forças, e depois que eu quebrei ele, consegui jogar melhor."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.