Topo

Pan 2019

Brasil herda ouro em revezamento da natação após desclassificação dos EUA

Norte-americanos chegaram a comemorar a vitória, antes de saber da desclassificação - Sergio Moraes/Reuters
Norte-americanos chegaram a comemorar a vitória, antes de saber da desclassificação Imagem: Sergio Moraes/Reuters

Karla Torralba

Do UOL, em Lima (Peru)

09/08/2019 01h31

Inicialmente prata no revezamento 4x100m medley misto, o Brasil acabou herdando o ouro dos Estados Unidos, desclassificados da prova que fechou a programação do dia da natação no Pan-2019 na madrugada de hoje (09). Desta forma, Guilherme Guido, João Gomes, Giovanna Diamante e Larissa de Oliveira venceram a prova com 3min48s61. O Canadá, com 3min49s97, foi prata. A Argentina ficou com o bronze: 3min50s53.

Os Estados Unidos completaram a prova 5s65 mais rápidos que os brasileiros, mas foram desclassificados devido a um movimento ilegal de perna, conhecido como "golfinhada", de Cody Miller, segundo nome do revezamento norte-americano, responsável pelos 100m peito. Eles comemoraram a vitória (veja na imagem acima), mas minutos depois receberam a notícia da eliminação.

"Foi uma surpresa para gente. A gente soube na sala de premiação. Estávamos com os EUA e Canadá. Do nada começou a rolar um burburinho do pessoal da Argentina de que os Estados Unidos tinham sido desclassificados por um movimento irregular no nado peito. Mas a gente ficou tranquilo esperando. Não acreditando muito. Depois falaram que tinha sido desclassificado e veio a emoção total de subir no lugar mais alto do pódio e trazer essa medalha para o Brasil", comentou João Gomes Júnior já com a medalha de ouro no peito.

Os Estados Unidos até tentaram apelar para que a decisão fosse revista, no entanto, a piscina do Pan não dispõe de câmeras para que as provas sejam revistas pelos árbitros da forma correta, considerada "imparcial". Qualquer imagem entregue pelos EUA é considerada 'parcial'. Assim, é a visão dos juízes na beira da piscina que conta.

Apesar da mudança com o revezamento finalizado, os EUA foram dominantes na noite de natação. Foram seis de nove ouros possíveis. O Brasil, por sua vez, conseguiu duas douradas. O primeiro havia sido de Marcelo Chierighini, nos 100m livre.

Equipe brasileira do revezamento 4x100 m medley misto com a medalha de ouro do Pan - Ricardo Bufolin / Panamerica Press - Ricardo Bufolin / Panamerica Press
Imagem: Ricardo Bufolin / Panamerica Press