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Audiência da TNT no Brasileirão cai após marcação "canal a canal" da Globo

André Henning e Mauro Beting durante transmissão de Internacional e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro na TNT - Reprodução
André Henning e Mauro Beting durante transmissão de Internacional e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro na TNT Imagem: Reprodução

Chico Silva

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/10/2019 12h11

Enquanto Palmeiras e Globo não se acertavam sobre a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, a TNT/Turner nadava de braçada e apresentava seus melhores índices de audiência nas transmissões do Campeonato Brasileiro, com recorde na partida entre o clube paulista e o Internacional, na terceira rodada.

Na noite daquele sábado o canal atingiu a marca de 5,61 pontos de média durante a vitória palmeirense por 1 x 0 sobre o Colorado. Como se tratava de um jogo exclusivo da TNT, canal conhecido por exibir filmes e séries, os números foram impressionantes. Para efeito de comparação, a audiência média do SporTV, canal de esportes líder da TV paga, não atinge um ponto.

Tudo começou a mudar quando o Grupo Globo e o clube paulista chegaram a um acordo, e a emissora passou a mostrar as partidas do time na TV aberta. Com a concorrência pesada da Globo, os números do canal da Turner passaram a ser mais modestos. O empate entre Internacional e Palmeiras do domingo deu à TNT uma audiência média de 1,23 ponto no horário das 16h às 17h57min, segundo medição da Kantar Ibope, quatro vezes menor que a registrada no confronto do primeiro turno no Allianz Parque.

O mesmo ocorreu na semana passada, no duelo entre Fortaleza x Palmeiras, também com transmissão dividida com a Globo. A partida de ida, que marcou a estreia da TNT nas transmissões do Brasileiro, garantiu ao canal 4,79 pontos de audiência. A do domingo retrasado registrou 1,90 ponto, curiosamente um número até melhor que o do Inter x Palmeiras, mas bem menor que o anterior. O único motivo de comemoração da TNT é que o canal liderou a audiência em toda a TV paga no target domiciliar, pessoas de 18 a 49 anos e homens.

Jogo pesado

Os dois casos reforçam a estratégia da Globo de marcar os passos da Turner no Brasileirão, especialmente nos jogos do Palmeiras, que têm apresentado os melhores índices de audiência da casa. O primeiro do clube com transmissão simultânea foi contra o Athletico, na oitava rodada, no Allianz Parque. Ao todo, foram quatro partidas do Palmeiras exibidas no Brasileirão até agora por TNT e Globo. Outros jogos compartilhados foram Fortaleza x Athletico, Santos x Internacional, Ceará x Santos, Internacional x Bahia, Athletico x Internacional, Santos x Fortaleza, Santos x Athletico e Bahia x Fortaleza. Até a 27ª rodada, serão mais dois: Santos x Palmeiras e Internacional x Santos.

Nos contratos dos clubes com a Globo, há cláusula que prevê multa em caso de um jogo indicado pela emissora não ser efetivamente transmitido. Isso interfere diretamente no desejo da Turner de ter mais partidas exclusivas. Outro entrave para o grupo americano é o chamado bloqueio de praça. Quando os times com os quais têm acordo jogam em casa, a TNT não abre o sinal para o Estado de origem. Se o fizer, a Globo aplica aos clubes o fator redutor previsto em contrato por julgar que há interferência na audiência e nas vendas dos pacotes do pay-per-view.

Apesar da forte queda em audiência, a TNT decidiu atender o pedido dos times e não exibir os jogos nas praças onde são realizados. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), autarquia federal que atua para garantir as boas práticas de mercado, chegou a abrir um procedimento administrativo para investigar a conduta da Globo na renovação dos contratos com os clubes. O órgão buscava apurar se houve ameaça ou retaliação às agremiações que fecharam com o Esporte Interativo, canal de esportes do grupo Turner que foi descontinuado em agosto do ano passado. Apesar de alguns indícios, o Cade entendeu que a Globo não incorreu em práticas anticoncorrenciais e arquivou o processo.