'Besuntado de Tonga' disputa torneio com lesão e pode perder Tóquio-2020
Sensação dos dois últimos Jogos Olímpicos, Pita Taufatofua pode não estar em Tóquio-2020 por causa de uma lesão muscular sofrida há cerca de duas semanas. O 'Besuntado de Tonga', como ficou conhecido ao ser o porta-bandeira do país na Rio-2016, disputa torneio qualificatório de canoagem de velocidade neste final de semana.
Pita tenta se tornar a primeira pessoa a disputar três Olimpíadas em três esportes diferentes. Ele lutou taekwondo na Rio-2016, fez esqui cross-country em PyeongChang-2018 e desde ontem compete nas qualificatórias da Oceania para a canoagem de velocidade.
Na Austrália, Pita Taufatofua disputa duas categorias: a individual de 200m (K1 200); e a de duplas de 1.000m (K2 1000m), ao lado do compatriota Malakai Ake Mate. A qualificatória dura até amanhã (16) e está sendo disputado em Penrith, na Austrália.
O 'Besuntado de Tonga' entra no torneio como azarão. Ele começou a treinar na canoagem há menos de um ano, o que normalmente já reduziria suas chances, e desde o começo do mês sua situação piorou. Ele sofreu uma lesão no músculo serrátil, na lateral do tórax, e compete no sacrifício. "Não é a pior lesão que já tive, mas definitivamente uma das mais dolorosas e inconvenientes por causa do momento", ele escreveu em suas redes sociais na semana passada (veja a publicação mais abaixo).
O tratamento de lesões deste tipo demora até quatro meses, mas Pita decidiu competir mesmo assim. Além da canoagem em velocidade, ele também está inscrito para a qualificatória da Oceania no taekwondo, seu esporte original, que acontece em duas semanas.
Se for eliminado das duas qualificatórias, a última esperança de Pita em estar nos Jogos Olímpicos deste ano estaria em um convite do Comitê Olímpico Internacional. Há 104 vagas em 16 esportes individuais distribuídas para garantir a pluralidade entre os participantes, e duas delas são entregues para a canoagem. Esta decisão deve ser tomada apenas em abril.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.