Esporte tem dia de maior golpe desde o início da pandemia do coronavírus
O coronavírus atingiu o esporte definitivamente. A quarta-feira, 11 de março, fica marcada como o dia de maior golpe sofrido pelos grandes eventos no planeta. A atitude mais drástica ocorreu durante a noite, com a NBA suspendendo toda a temporada depois de o pivô Rudy Gobert, segundo informações da imprensa americana, ser diagnosticado com o covid-19 horas antes da partida do Utah Jazz contra o Oklahoma City Thunder, na Chesapeake Arena.
No futebol, a Conmebol tomou a frente e emitiu um comunicado solicitando o adiamento das duas primeiras rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Em cara direcionada à Fifa, a entidade máxima sul-americana quer mudar a data dos jogos marcados para o fim do mês. O Brasil encara Bolívia, dia 27 (em Pernambuco), e o Peru, dia 31(em Lima).
NBA suspensa
A NBA acabou sendo a primeira grande liga do planeta a suspender as suas atividades em virtude do coronavírus. A decisão veio depois de o pivô Rudy Gobert, do Utah Jazz, ser diagnosticado com o covid-19, horas antes de entrar em quadra contra o Oklahoma City Thunder.
As duas equipes permaneceram em quarentena nos vestiários, e a liga suspendeu todas as atividades por tempo indeterminado depois de adiar o duelo entre as duas equipes.
Ainda na rodada desta quarta-feira, o confronto entre Sacramento Kings x New Orleans Pelicans, que encerraria o dia, também foi adiado pela liga. Um dos árbitros escalados para o duelo havia apitado a partida do Jazz, de Gobert, na última segunda-feira - derrota por 101 a 92 para o Toronto Raptors.
Conmebol pede para adiar eliminatórias
Poucas horas depois de a NBA suspender a temporada, a Conmebol divulgou publicamente a carta-pedido para a Fifa, a fim de adiar as duas primeiras rodadas das eliminatórias sul-americanas, marcadas para o fim do mês de março - a seleção brasileira encara a Bolívia, dia 27, na Arena Pernambuco, e o Peru, dia 31, em Lima.
Para reforçar o pedido e convencer a Fifa, a Conmebol relembra a quantidade de jogadores que viriam da Europa para reforçar as seleções. O futebol italiano, por exemplo, está parado devido à pandemia - o país é mais vitimado pelo vírus depois da China.
A decisão cabe à Fifa, que organiza a Copa do Mundo e deve se pronunciar ainda nesta quinta-feira (12) sobre o caso.
Zagueiro da Juventus é diagnosticado
O pedido da Conmebol ocorreu poucas horas depois de a Juventus colocar todo o elenco em quarentena, após o zagueiro Daniele Rugani ser diagnosticado com o covid-19.
Todo o elenco da Juventus e da Internazionale, rival da equipe bianconera no último fim de semana, acabou isolado e passando por exames. A Itália registra mais de 800 mortes.
Brasileiros como Danilo e Alex Sandro, convocados para as duas primeiras rodadas das eliminatórias, e argentinos como Dybala e Lautaro Martínez estão no grupo dos que inspiram cuidados.
PSG x Dortmund com portões fechados
Enquanto a NBA suspendeu a temporada, a Uefa ainda reluta em tomar a decisão mais drástica de adiar ou cancelar a Liga dos Campeões. Entretanto, o efeito da proliferação do coronavírus surgiu no estádio Parque dos Príncipes, vazio para a classificação do Paris Saint-Germain para as quartas de final da principal competição de clubes do planeta.
Sem público, o PSG venceu o Borussia Dortmund pelo placar de 2 a 0 e se classificou para a próxima etapa do torneio europeu.
A solução para Neymar e companhia foi comemorar a vaga em um local do estádio no qual conseguiam contato visual com os torcedores, que ocuparam as ruas próximas do estádio antes, durante e depois da partida.
Argentina suspende eventos esportivos
A Argentina decidiu suspender quatro eventos internacionais que ocorreriam no país. A medida preventiva busca obviamente combater a pandemia do coronavírus. São 19 casos no país.
Estavam agendados para acontecer no país o Campeonato Sul-Americano de Natação, a Copa do Mundo de Esgrima, o Grand Prix Sul-Americano de Atletismo e o pré-olímpico de boxe.
Federação mexicana cria protocolo
Também na última quarta-feira, a Liga Mexicana criou um protocolo para os atletas, visando a rodada do fim de semana. Estão proibidos os apertos de mãos antes dos jogos entre jogadores, árbitros e crianças que acompanham os elencos na cerimônia de entrada no gramado.
Os clubes também precisam exigir que seus membros constantemente lavem as mãos e higienizem as cadeiras dos estádios e as instalações de treinamento. Qualquer pessoa ligada aos times que apresentar sintoma de gripe também precisará usar máscaras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.