Globo não teme prejuízo com Premiere por Covid-19; Procon-SP explica caso
Com a suspensão de vários campeonatos por tempo indeterminado por conta do avanço do Covid-19, o novo Coronavírus, a Premiere perdeu o seu principal ativo: as partidas dos clubes. No entanto, a Globo não está preocupada com o fato, em razão dos eventos ainda não terem sido totalmente cancelados.
Segundo apurou o UOL Esporte, a Globo entende que campeonatos estaduais como Paulista e Mineiro irão apenas parar e que, assim que os torneios voltarem, a entrega de número de jogos prometidas para assinantes será retomada.
Ou seja, a Globo entende que o pacote Premiere não será impactado ao consumidor que continuar com ele. No entanto, existe apenas uma pequena preocupação para possíveis cancelamentos de assinatura, o que fará a arrecadação já baixa desse período cair ainda mais.
Dos campeonatos estaduais exibidos pelo Premiere, apenas o Campeonato Baiano ainda não foi suspenso, com jogos sendo realizados de portões fechados. Todos os outros, como Paulista, Carioca, Mineiro, Pernambucano e Gaúcho, foram suspensos por pelo menos quinze dias.
Procurada, a Globo preferiu não se manifestar oficialmente sobre o assunto.
Procon-SP: "Consumidor pode cancelar sem multa"
Em entrevista ao UOL Esporte, o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, explicou como o consumidor deve proceder nesse caso. Para o Procon, a Globo não tem culpa na esfera cível pela suspensão dos campeonatos, já os motivos são de força maior.
"Como diz um artigo da lei cível, o responsável pelo evento e pela sua transmissão não pode ser punida, porque estamos falando de uma causa de força maior, não é culpa da emissora que os eventos estão sendo cancelados. Mas a esfera cível não cobre esse tipo de situação", afirmou ele.
Segundo o executivo, o código de defesa do consumidor prevê que o assinante pode, no entanto, cancelar o serviço sem qualquer dano financeiro, já que os jogos não terão demanda imediata pela sua suspensão temporária.
"O consumidor que não quiser esperar todo este tempo, ele pode cancelar o serviço junto à sua operadora, sem qualquer tipo de multa ou compensação financeira para tal", disse Capez. Procuradas, Claro, Vivo, Oi e Sky não responderam sobre a questão até o fechamento da reportagem. Caso o façam, o conteúdo será atualizado.
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