Topo

Band exibirá Fla-Flu do gol de barriga para homenagear Januário de Oliveira

Januário de Oliveira, ex-narrador de rádio e televisão, hoje vive aposentadoria em Natal  - Divulgação
Januário de Oliveira, ex-narrador de rádio e televisão, hoje vive aposentadoria em Natal Imagem: Divulgação

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

28/04/2020 21h08

Nas próximas semanas, a Band vai prestar uma homenagem para o folclórico narrador Januário de Oliveira, que marcou época no futebol carioca nos anos 70, 80 e 90 e que teve que se aposentar das transmissões de futebol por conta de uma cegueira causada pela diabetes.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, a emissora paulista irá reprisar na faixa "Você Torceu Aqui", exibida nas tardes de domingo, às 14h, a final do Campeonato Carioca de 1995, disputada em um eletrizante e histórico clássico entre Flamengo e Fluminense.

Se nenhuma mudança de programação ocorrer na última hora, o jogo deverá ser reexibido no dia 17 de maio. A final do Campeonato Carioca de 1995 ficou marcada, principalmente, pelo famoso gol de barriga do então atacante Renato Gaúcho, que decidiu o título para o Tricolor das Laranjeiras.

O jogo terminou com placar de 3 a 2 a favor do Fluminense e foi disputado no Maracanã com mais de 120 mil pessoas. Em campo, o Flamengo era favorito, porque tinha Romário, então o melhor jogador do mundo e estava em seu ano de centenário, onde montaria no segundo semestre um esquadrão com o atacante Edmundo e a revelação Sávio.

A partida foi transmitida pela Band e será reprisada com narração original de Januário de Oliveira. A reprise foi escolhida para homenagear o narrador, que atualmente mora em Natal (RN) e tem 80 anos. Nascido no Rio Grande do Sul, Januário marcou época ao criar bordões irreverentes e apelidos marcantes para jogadores.

Quando um jogador sofria uma falta, por exemplo, Januário dizia que "tá lá o corpo estendido no chão". Já quando um atacante badalado fazia mais um gol, o narrador afirmava que ele era "cruel, muito cruel!". Entre os apelidos dados, estão do flamenguista Sávio ("Anjo Loiro da Gávea"), do ponta botafoguense Valdeir, que virou "The Flash" na boca de Januário, e do goleador tricolor "Super Ézio".

Na TV, Januário de Oliveira trabalhou na TVE do Rio de Janeiro e na própria Band, esta última nos anos 90. Por lá, era o narrador carioca da época em que a emissora era o "canal do Esporte" e virou a voz dos jogos do Rio de Janeiro que passavam para todo o Brasil, quase sempre acompanhado do comentarista Gérson.