Jogos, direitos, equipes: O que se sabe sobre a fusão de Fox e ESPN
Com a aprovação pelo Cade da fusão entre ESPN Brasil e Fox Sports no Brasil ontem (6), uma novela de mais de dois anos de duração finalmente terminou. Nas duas emissoras, a sensação foi de alívio, para o bem ou para o mal. O UOL Esporte apurou com diversas pessoas que a percepção é a mesma: finalmente, a vida vai poder continuar.
No entanto, algumas dúvidas ficaram no ar para o público e até mesmo dentro das emissoras envolvidas. Como ficam as transmissões de futebol? E o Fox Sports, vai acabar? O que acontece com os profissionais? E a sede do Fox Sports no Rio de Janeiro, vira da ESPN?
E a Libetadores, como vai ser a transmissão na ESPN? Os profissionais da Fox podem ser usados pela Disney na ESPN? A reportagem vai responder, tópico por tópico, as principais dúvidas do público que assiste aos canais esportivos diariamente.
1. O canal Fox Sports vai acabar?
Por enquanto, não. O Fox Sports precisa ser mantido no ar por pelo menos três anos a partir da aprovação do ato de concentração no início de 2019. Aquela decisão continua valendo, o que foi feito pelo Cade foi uma revisão do ponto que obrigava a venda do Fox Sports.
Com isso, a Disney precisa manter o canal principal do Fox Sports no ar pelo menos até 1º de janeiro de 2022, com todos os seus direitos de transmissão, incluindo a Libertadores da América. Depois disso, a Disney poderá deixar a marca e o canal disponível para algum novo investidor do mercado.
2. Quem vai exibir a Libertadores?
Após a aprovação do Cade, o Fox Sports e a ESPN estão liberados para exibirem, juntos, a Libertadores da América. Os direitos de transmissão são da Fox até o ano de 2022, e o contrato prevê, inclusive, o direito de exibir a final ao vivo na TV por assinatura.
Todos os direitos dos dois canais podem ser compartilhados. Não há nenhuma previsão sobre quando isso passará a ocorrer, mas legalmente eles estão liberados.
3. Mauro pode ir para Fox? Benja para a ESPN?
Isso ainda tem sido tratado com cautela. A reportagem apurou que o plano da Disney é promover a interação entre os profissionais da ESPN Brasil e do Fox Sports. Mas ainda não há definição de qual expediente será usado pela multinacional. Por enquanto, quem é da Fox fica apenas na Fox. Quem é da ESPN, poderá ser visto apenas na ESPN.
4) A Bundesliga volta dia 15. Quem irá transmitir?
Pelo que foi aprovado pelo Cade ontem e pelo que apurou a reportagem, todos os direitos dos dois canais podem ser compartilhados agora. Não há nenhuma previsão sobre quando isso passará a ocorrer oficialmente.
No entanto, se a ESPN quiser exibir os jogos do Campeonato Alemão no dia 15 de maio, a emissora legalmente pode. O Fox Sports já confirmou que exibirá as partidas mesmo antes da aprovação da fusão, já que até o fim desta temporada 2019/2020, a Bundesliga é sua com exclusivamente no Brasil.
5. A ESPN vai para o pacote básico das operadoras?
Por enquanto, não. As posições dos canais esportivos continuam as mesmas.
6. O que acontece com o prédio da Fox no Rio?
Segundo o Cade, a Disney irá assumir toda a operação do Fox Sports no Brasil, além da área comercial, por exemplo. Até a manutenção do canal no ar, a sede do Fox Sports ficará apenas para o canal esportivo.
Após o prazo determinado, de 1 de janeiro de 2022, a Disney pode assumir a sede e fazer o que achar melhor com ela.
7. O que acontece com os funcionários do Fox Sports?
A equipe do Fox Sports fica mantida até a data-limite que a Disney precisar manter o canal no ar - 1º de janeiro de 2022. É a partir desta data que o grupo americano terá autonomia sobre o que fazer com os contratados da emissora esportiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.