UFC, Alemão e F1: os eventos que já têm data para voltar em meio à pandemia
Em algumas partes do mundo, o pior já passou. Enquanto no Brasil a sexta-feira (08) foi de recorde, com mais de 10 mil novos casos e 751 mortos, em outros lugares a curva do avanço do novo coronavírus diminuiu e permitiu a criação de um protocolo para o retorno de eventos esportivos.
Importantes modalidades e campeonatos anunciaram a data para a volta, com restrições de público e todo um cuidado específico diante da pandemia da covid-19. Veja abaixo os principais exemplos:
UFC
Mesmo com os Estados Unidos liderando os números de casos e mortos, o UFC vai realizar um evento com enorme peso esportivo neste sábado (09). O UFC 249 ocorrerá na Flórida e contará com duas disputas de cinturão: no principal combate, Tony Ferguson e Justin Gaethje lutam pelo título interino dos leves, enquanto o campeão Henry Cejudo defende a categoria dos galos contra Dominick Cruz. É o primeiro grande evento a retornar às atividades em meio à pandemia de coronavírus e diante de números assustadores em solo americano. Há mais de 1 milhão de infectados e 77 mil mortos nos EUA.
Campeonato Sul-coreano
A Coreia do Sul reabriu as disputas do campeonato nesta sexta-feira (08) com a vitória por 1 a 0 entre Jeonbuk Motors e Suwon Bluewings e diante de protocolos rígidos. Não havia público, e os jogadores reservas, comissões técnicas e funcionários do estádio usaram máscaras e luvas. Na comemoração do único gol do confronto, nada de abraços e uma reunião mais efusiva — apenas cumprimentos com o cotovelo, como o recomendado.
Campeonato Alemão
A Bundesliga será a primeira grande competição europeia a retornar. Com o avanço do novo coronavírus controlado na Alemanha, os jogos vão ser retomados no dia 16 com o clássico entre Borussia Dortmund x Schalke 04. A 2ª divisão também se reinicia no próximo fim de semana. A expectativa dos dirigentes é encerrar a principal competição do país no fim de junho, concluindo as nove rodadas que restam.
Fórmula 1
Boa parte da temporada está sem futuro definido, mas a Fórmula 1 agendou o início das disputas para o GP da Áustria, em 5 de julho (que seria a 11ª etapa do calendário). As corridas na Austrália, Mônaco e França já acabaram canceladas, enquanto Bahrein, Vietnã, China, Holanda, Espanha, Azerbaijão e Canadá ainda procuram se encaixar em um fim de semana até o fim do ano.
NFL
Apesar da incerteza da pandemia nos Estados Unidos, a NFL manteve o planejamento inicial e soltou o calendário para a abertura da temporada em 10 de setembro, data em que o Kansas City Chiefs inicia a defesa do título da liga de futebol americano contra o Houston Texans. A organização anunciou uma medida de prevenção até o momento: em 2020-2021 não haverá os já tradicionais jogos no México e no Reino Unido.
PGA Tour
Outra liga americana a anunciar o retorno é o PGA. Os golfistas têm evento marcado para o dia 11 de junho, no Texas. A expectativa é de 14 eventos até o fim do ano, embalando o fim da temporada 2019-2020 com o início da 2020-2021 depois da competição marcada para Atlanta, entre 4 e 7 de setembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.