Jogos com torcida só devem ser liberados após vacina, aponta estudo da UFPR
Um estudo divulgado por pesquisadores da UFPR (Universidade Federal do Paraná) mostrou que a volta do público aos jogos esportivos só será possível depois que houver uma vacina contra o novo coronavírus. "Dificilmente haverá jogos com torcida enquanto não existir uma vacina para a covid-19", diz o professor Fernando Mezzadri.
Ele assina ao lado do coordenador da comissão de integridade da Federação Paulista de Futebol, Paulo Schimitt, o estudo "Recomendações e Orientações Gerais para o Esporte Brasileiro frente à covid-19" realizado por pesquisadores ligados ao Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da UFPR.
O estudo aponta ainda quatro cenários possíveis para o retorno das atividades esportivas durante a pandemia: o isolamento social, atividades autorizadas em funcionamento, retorno gradativo e o a retomada total.
O último cenário só deve ocorrer com uma infraestrutura adequada com medidas rígidas de desinfecção, higiene e uso de proteção. Para Mezzadri, o momento atual ainda não oferece tais condições.
"Tanto os atletas quanto as pessoas devem fazer os testes como uma forma de controle e precaução, mas a volta aos treinamentos normais e as competições ainda não devem ocorrer agora. Consideramos muito precipitado o retorno as competições pelo atual estágio da pandemia no Brasil", diz o professor.
Já para um retorno gradativo de competições, ele alerta que deve haver cautela quanto à uma pequena separação de grupos durante o treinamento. Todos os integrantes das equipes técnicas devem estar protegidos.
"Gestores públicos, da iniciativa privada, atletas e espectadores terão que compreender o atual momento. Sabemos que as competições não devem começar agora, não podemos ter contato físico e a grande maioria das modalidades esportiva requer esse contato", diz Mezzadri.
Na Europa, campeonatos de futebol como o Alemão e o Espanhol já definiram seu retorno. No Brasil, ainda não há data para a retomada das competições esportivas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.