Globo terá streaming oficial da F1 como concorrente no Brasil caso renove
Nas discussões pela renovação dos direitos de transmissão da Fórmula 1 para o ano que vem com a Globo, a Liberty Media deixou algo muito claro: independente do que aconteça com a categoria na televisão, a empresa irá lançar oficialmente a sua plataforma de streaming no Brasil, a F1 TV. Ou seja, a emissora terá uma concorrente na plataforma digital caso opte por seguir com a categoria em sua grade de programação.
A reportagem do UOL Esporte apurou que o lançamento vai disponibilizar o sinal ao vivo de transmissão e um pacote mais robusto, algo que já é disponível em outros países. O lançamento do streaming é uma condição obrigatória da Liberty Media na renegociação de contrato com empresas de todo o mundo.
Vale ressaltar que já é possível adquirir a plataforma em território brasileiro, mas apenas um pacote menor, chamado de F1 TV Access, onde o assinante faz o pagamento em dólares. Nele, o assinante paga para ter acesso a comentários, melhores momentos das corridas, cronometragem ao vivo e materiais de arquivo, com corridas clássicas e conteúdos exclusivos.
O pacote que a Liberty Media quer lançar no Brasil é o F1 TV Pro. Nele, o assinante poderá assistir às corridas ao vivo e na íntegra, bem como aos treinos livres e classificatórios, além de terem acesso às câmeras que mostram a perspectiva dos pilotos nas corridas. Coletivas com os pilotos e entrevistas individuais também são disponibilizadas.
Caso um contrato de televisão seja fechado, a Liberty Media vai disponibilizar sua transmissão com narração local - ou seja, se a Globo renovar o vínculo, esse sinal será disponibilizado na F1 TV. Caso o contrato vá para outra TV, a mesma coisa. Se nenhum acordo for fechado, em 2021, a narração exibida será a da Sky Sports, da Inglaterra.
Atualmente, quem quer assinar a F1 TV precisa pagar um valor na casa dos 20 dólares anuais (R$ 116 atualmente). A conversão para o Brasil, imagina-se, será mais baixa com a disponibilidade dele para o nosso país. Hoje, a Fórmula 1 é transmitida pelo site esportivo da Globo, inclusive com exibição exclusiva na plataforma para trazer o público da TV para a internet.
O contrato da Fórmula 1 com a Globo termina no fim deste ano. A emissora tentou uma renovação dos direitos no ano passado, mas o valor foi considerado baixo pela Liberty Media. Com isso, a Rio Motorsports, que atualmente tenta a realização do GP do Brasil no Rio de Janeiro a partir de 2021, fez uma proposta pelos direitos totais de comercialização de transmissão no Brasil, o que agrada demais a Liberty.
Pela proposta da Rio Motorsports, a Liberty Media ganharia não só com a venda dos direitos de transmissão, mas também com a comercialização de comerciais nos intervalos das corridas e com os patrocínios da temporada na televisão, em modelo de participação - 5% a 10% desse valor fechado seria repassado para a Liberty.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.