Por que título do Palmeiras de 51 não passa na TV e como ver estas imagens
Considerado um Mundial de Clubes pelo Palmeiras, a Copa Rio de 1951 é alvo de discussão entre torcedores dos grandes de São Paulo. Mesmo com o debate, a final contra a Juventus, que deu o título ao clube paulista, não é opção para emissoras brasileiras em meio às reprises de partidas históricas. O motivo para isso é ao mesmo tempo simples e complexo.
Em 22 de julho de 1951, data em que a partida decisiva foi disputava no Maracanã (RJ), a televisão brasileira ainda engatinhava. Fundada em São Paulo em 19 de setembro de 1950, a pioneira TV Tupi se resumia apenas à produção local para paulistas, ao vivo - na época, não existiam videoteipes.
Em janeiro de 1951, surge a TV Tupi do Rio de Janeiro, mas ela é independente da Tupi Paulista - ou seja, as duas não compartilhavam equipamento, pessoal e imagens. Além disso, com as limitações tecnológicas da época, todas as operações se concentravam em estúdios. Filmagens externas raramente eram feitas.
Para se ter uma ideia da limitação técnica naqueles tempos, o primeiro jogo de futebol exibido ao vivo na TV foi em 18 de setembro de 1955, quando o Santos venceu o Palmeiras por 3 a 1 pelo Campeonato Paulista, na Vila Belmiro, no aniversário de cinco anos da televisão no Brasil.
O jogo foi transmitido pela Record, somente para a capital paulista, com apenas uma câmera seguindo a bola e sem nenhum pacote gráfico, em uma operação quase de guerra.
Assim, poucos registros em vídeo foram feitos na época da Copa Rio de 1951. O mais importante deles foi descoberto pelo historiador Vitorio Girardo por meio do ArquivoLuce.Com e do Instituto Luce, empresa criada em 1924 durante a ditadura fascista na Itália que produzia filmes sobre vários temas envolvendo o país europeu.
No Brasil acompanhando a Juventus, a Luce filmou parte do jogo e a entrega da taça para o Palmeiras. Essas imagens foram descobertas em 2018 e foram exibidas pela TV Cultura. Pouco depois, o canal oficial do Palmeiras disponibilizou esse material em seu canal no Youtube, adicionando imagens da época.
Procurado pelo UOL Esporte, o Palmeiras afirmou que todo o arquivo da Copa Rio de 1951 disponível no Brasil está concentrado em uma sessão do seu site oficial chamada de "No Topo do Mundo". Lá também existem arquivos de jornais e manchetes para o torcedor palmeirense que queira entender a conquista considerada pelo clube um título mundial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.