Babu inaugura fase fitness para viver Maguila e mostrará projeto à Globo
À espera do chamado da Globo para começar as gravações da novela das 19h30, "Salve-se Quem Puder", paralisada por causa da pandemia do novo coronavírus, o ator Babu Santana pretende oferecer à empresa o projeto de um filme que já trabalha desde antes de participar da vigésima edição do Big Brother Brasil - ele foi quarto colocado do reality-show, mas depois assinou contrato de trabalho com a emissora.
Ainda antes de ser hospitalizado por causa de um mal-estar no Rio de Janeiro, Babu conversou com o UOL Esporte sobre suas expectativas para filmar a vida do ex-lutador Maguila. O projeto está rolando desde 2015 e o roteiro do filme já está pronto, o que falta é justamente o investimento para tirar os planos do papel: "Acho que essa é a hora do filme decolar."
"É mais do que um projeto cinematográfico. É uma homenagem ao Maguila. Também buscamos uma compensação financeira para um herói nacional, o maior pugilista peso pesado de todos os tempos no Brasil. A gente busca um resgate na memória... Meu filho não sabia quem era o Maguila. Como assim essa geração não sabe quem é o Maguila? Ele foi um dos melhores de todos os tempos no nosso país", elogia Babu.
Quero trazer luz para esse projeto, aproveitando essa lente de contato que está no meu trabalho. Não vejo a hora de apresentar isso na empresa em que estou trabalhando. É o projeto da minha vida."
Babu Santana diz que se encantou pelo projeto ao ver seu nome em uma enquete da internet sobre atores que poderiam interpretar Maguila nos cinemas - na ocasião ele estava em alta pelo lançamento da cinebiografia "Tim Maia". O produtor e técnico cinematográfico Josmar Bueno Júnior, filho do ex-boxeador Josmar Bueno (e amigo de Maguila) também entrou no projeto. Esse lado afetivo de Josmar estará no filme.
"O Maguila sofreu um preconceito muito louco... Falam que ele é o ignorante, o burro. E, cara, quando eu vi a verdadeira história do Maguila, é um gênio. A galera sempre condenou ele como um cara burro, mas na verdade é um cara muito gentil e inteligentíssimo. Então a gente quer contar essas histórias desse homem. Ele gostava de cantar, ele era fã do Bezerra da Silva, tinha roupas inspiradas nele. Ele chegou a gravar música. Tem coisas do Maguila que as pessoas não fazem ideia. Essas histórias que queremos contar", empolga-se.
"Vamos começar o paizão fitness"
Na época da concepção do projeto, entre 2014 e 2015, a ideia era que Babu emagrecesse 25 kg para dar vida a Maguila no auge, com aumento de massa muscular. O plano agora terá que ser mais ousado, e o ator afirma já ter iniciado a preparação.
"Acho que tenho que enxugar muito para ser o Maguila. Já viu ele com 20 e poucos anos? Uma tora... É capaz que a gente filme de trás para frente, porque ele era meio gordinho mais recentemente. Então temos que pensar no roteiro em como atingir essa forma física, que vai ser de longo preparo. Até falei para procurarmos uma maquiadora bem boa, porque vou ficar sequinho, mas o gominho vai ter que ser ali na maquiagem", brinca Babu.
"Estou diminuindo o tabagismo em mais de 70%, vou conseguir zerar esse negócio se Deus quiser. Também já aluguei outro lugar que vai ser minha casa mesmo, e aí lá estamos montando um espaço [de academia] e vou até colocar nas minhas redes sociais a preparação, até por questão de saúde mesmo, vamos começar o paizão fitness."
Maguila acompanhou os primeiros passos do projeto e deu pitacos. Segundo entrevista recente de Irani Pinheiro, esposa do ex-pugilista, eles agora aguardam a produção e lançamento do filme. Maguila está internado no Centro Terapêutico Anjos, uma clínica em Itu, onde comemorou 62 anos em 12 de junho. Ele se trata de uma Encefalopatia Traumática Crônica, herança de uma vida passada nos ringues.
A doença é degenerativa não tem cura. Em outubro de 2019 ele recebeu o UOL para uma entrevista leve e esclarecedora sobre seu estado de saúde: "Bem controladinho e tomando remédio, ele está bem cuidado. Na nossa avaliação neurológica, ele está muito bem", disse, na ocasião, o neurologista Renato Anghinah.
Ex-pedreiro e analfabeto, contra todas as possibilidades, Maguila conquistou resultados expressivos no boxe entre os anos 80 e 90 e ganhou o público com humor e simpatia nas transmissões eternizadas por Luciano do Valle na Band. As narrações, aliás, já foram liberadas à produção.
"Peso Pesado" e "Welcome Maguila" já foram mencionados como possíveis nomes para o filme.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.