Recorde, Liverpool e elogios de TVs: a transmissão do Flamengo no YouTube
A primeira transmissão do Flamengo no YouTube ontem (1), na vitória por 2 a 0 contra o Boavista, pelo Campeonato Carioca, rendeu praticamente apenas pontos positivos para o clube. O atual campeão brasileiro bateu o recorde de uma transmissão na web com o jogo feito pela FlaTV e quer alcançar o Liverpool em número de inscritos na plataforma de vídeos. Além disso, o padrão de qualidade da transmissão foi elogiado internamente por executivos de TV.
Ao todo, contando Facebook, Twitter, YouTube e Mycujoo, foram atingidos 2,2 milhões de espectadores simultâneos de pico, superando o Gre-Nal da Libertadores transmitido em março pelo Facebook. O que mais impressionou os espectadores foi o padrão técnico da transmissão, que nada deveu em relação a eventos feitos pelo Grupo Globo.
O UOL Esporte conversou com alguns executivos de TVs, incluindo da Globo. Para esses nomes ouvidos pela reportagem, o Flamengo soube fazer algo muito profissional para uma empresa que realizou algo do tipo pela primeira vez. Ajuda a explicar a situação o fato de o Rubro-Negro ter contratado uma produtora que presta serviços para o Grupo Globo em transmissões do Premiere, o que ajuda no know-how.
Outro ponto elogiado foi a equipe de transmissão, que contou com o narrador Emerson Santos e comentários de Alexandre Tavares e Raul Plassmann - este último, como convidado especial, por ter sido ídolo do Flamengo entre os anos 70 e 80 e comentarista por muitos anos da Globo em transmissões de futebol.
Para executivos da Globo ouvidos pela reportagem, mesmo em uma transmissão que na teoria poderia ser clubista, o tom foi bem sereno e correto, com espaço até para críticas.
Presidente do Flamengo, Rodolfo Landim comemorou o feito e os dados alcançados. "Muito especial em todos os sentidos para nós. Agora vamos ficar esperando o jogo de sábado, esperamos ter mais uma grande transmissão, com mando de campo, esperamos ter mais um desses dias", disse o mandatário flamenguista após a partida, em entrevista na Fla TV.
Vale ressaltar, porém, que a Globo ficou satisfeita com o desempenho do jogo entre Portuguesa e Botafogo, que transmitiu para o Rio de Janeiro e parte do país. Números prévios indicam que a Globo fechou com 17 pontos de média na Grande Rio de Janeiro, contra 9 do SBT e 6 da Record. O resultado é considerado bom para a conjuntura do momento e para uma quarta à noite.
Flamengo quer superar Liverpool no YouTube
Um dos próximos passos do Flamengo para seu canal no YouTube é conseguir passar o Liverpool em número de inscritos. Até o fechamento desta reportagem, o Rubro-Negro tinha 4,2 milhões, contra 4,8 milhões do canal oficial do clube inglês. Os campeões da plataforma seguem sendo Real Madrid (5,7 milhões) e Barcelona (9,5 milhões).
Na visão do clube, se a transmissão da semifinal do Carioca ocorrer, o Flamengo pode entrar no Top 3 dos canais de clubes com mais assinantes. Tudo vai depender da Justiça do Rio de Janeiro, que não decidiu em segunda instância se o Flamengo pode ou não exibir seus jogos como mandante, baseando-se na Medida Provisória 984, assinada na última semana pelo presidente Jair Bolsonaro.
Falando na disputa judicial, as visões diferentes de Flamengo e Globo deve seguir pelos próximos dias. O recurso da emissora não foi julgado em tempo hábil para a transmissão contra o Boavista, mas pode impedir que o clube exiba a semifinal da Taça Rio no fim de semana e até mesmo a final do segundo turno, caso o time da Gávea vá para a decisão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.