Carta aberta pede fim da 'cultura de abuso sexual' na natação dos EUA
Uma carta aberta enviada à USA Swimming, a Federação Americana de Natação, pediu o fim da "cultura de abuso sexual" na entidade.
O documento foi escrito pelo advogado Robert Allard em nome de seis vítimas ex-nadadoras, que denunciaram no início do mês a entidade.
Publicada no site Inside The Games, a carta também pede a expulsão de oito membros por condutas irregulares.
Os citados são: Murray Stephens (técnico na Olimpíada de 1996), Paul Bergen (técnico nas Olimpíadas de 1980, 1984, 1988 e 2000), John Leonard (treinador da Associação dos Técnicos de Natação dos EUA), Mary Jo Swalley (ex-vice-presidente da USA Swimming), Mark Schubert, (considerado técnico mais vitorioso do esporte no país), Steve Morselli (técnico) e a dupla Clint Benton e Mille Nygren (integrantes da diretoria da Pacific-Swimming)
Além dos abusos em si, há acusações de que alguns destes integrantes teriam acobertado casos.
"Tendo estado profundamente envolvido no tratamento de reclamações de abuso sexual contra a USA Swimming por mais de uma década, é claro que, para nós, ainda há uma cultura profundamente enraizada em sua organização que tolera o comportamento sexual criminoso de treinadores para seus atletas menores de idade. Isto deve terminar e é agora", diz um trecho do texto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.