Topo

Campeã mundial de patinação artística é encontrada morta em Moscou

Ekaterina Alexandrovskaya nasceu na Rússia, mas competia pela Austrália - Joosep Martinson - International Skating Union/International Skating Union via Getty Images
Ekaterina Alexandrovskaya nasceu na Rússia, mas competia pela Austrália Imagem: Joosep Martinson - International Skating Union/International Skating Union via Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

18/07/2020 13h40

Morreu ontem, aos 20 anos, a patinadora australiana Ekaterina Alexandrovskaya. De acordo com a 5TV, emissora de televisão local, a atleta caiu da janela do apartamento onde morava no centro de Moscou. As circunstâncias do incidente estão sendo investigadas.

Nascida em Moscou, Katia — como era conhecida — conseguiu a cidadania australiana após convite de dirigentes esportivos locais. Competindo pela Austrália, ela foi campeã mundial juvenil nas duplas em 2017, ao lado de Harley Windsor. Na Olimpíada de Inverno de 2018, os dois ficaram com a 18ª colocação.

A parceria foi rompida em fevereiro desde ano em decorrência das recorrentes lesões da patinadora. Hoje, Windsor publicou nas redes sociais uma homenagem à antiga colega.

"As palavras não conseguem descrever como eu me sinto neste momento. Estou profundamente arrasado com o triste e repentino falecimento de Katia. O tanto que alcançamos durante nossa parceria é algo que nunca vou me esquecer, e que sempre levarei junto a meu coração. Este é o tipo de notícia para o qual você nunca se prepara. Descanse em paz, Katia", escreveu.

O treinador de Alexandrovskaya, Andrei Khekalo, disse à AFP que ela caiu do sexto andar de um prédio no centro da capital russa. Segundo o treinador da jovem, ela havia sido diagnosticada com epilepsia em janeiro e decidiu se aposentar. Antes desse diagnóstico, ele disse, ele já estava sofrendo de depressão.

* Com informações da AFP